Leia também:
X Abatido, Datena revela que filho está internado com Covid

Ministro autoriza utilização da Força Nacional no Amazonas

Agentes vão prestar auxílio às forças de segurança do estado após série de ataques violentos

Pleno.News - 08/06/2021 07h33 | atualizado em 08/06/2021 09h34

Ministro Anderson Torres autorizou uso da Força Nacional no AM Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O ministro da Justiça, Anderson Torres, anunciou que autorizou o envio da Força Nacional de Segurança ao Amazonas, onde uma onda de ataques violentos em Manaus e no interior abriu uma crise na segurança pública do estado.

Desde domingo (6), criminosos têm depredado e incendiado prédios públicos e agências bancárias na capital e no interior. Os ataques seriam uma reação do crime organizado à morte de um suposto traficante de drogas, no sábado (5).

– Atendendo a solicitação do governador do Amazonas, Wilson Lima, e visando ajudar no restabelecimento da paz e da ordem na capital do estado, acabo de autorizar o emprego da Força Nacional em Manaus – escreveu o ministro, no Twitter, na noite de segunda-feira (7).

O planejamento da operação, segundo o ministro Anderson Torres, está sendo elaborado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, ligada à pasta. A onda de violência causa impacto na oferta de serviços públicos no Amazonas. Na segunda, as aulas foram suspensas. O transporte coletivo foi paralisado no domingo e, depois, voltou a funcionar, mas apenas parcialmente.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a ordem para os ataques partiu de dentro de um presídio após a morte de Erick Batista Costa, o “Dadinho”, de 30 anos, durante uma ação policial, no sábado. “Dadinho” seria integrante do Comando Vermelho. A facção criminosa do Rio de Janeiro passou a dominar o tráfico de drogas em Manaus após uma guerra na disputa das rotas do tráfico com a facção Família do Norte.

Segundo levantamentos oficiais, ao menos 29 veículos, sete agências bancárias e oito prédios públicos foram alvo de ataques em Manaus e em cidades do interior do Amazonas até segunda-feira.

*Estadão

Leia também1 Bolsonaro sobre Manaus: 'Queria saber cadê Aziz e Eduardo Braga'
2 Criança de 11 anos é apreendida por participar de ataques no AM
3 Em meio a ataques, Manaus tem nova manhã sem transporte
4 Em Manaus, 14 são presos suspeitos de ataques criminosos
5 Agência bancária é incendiada em dia de atentados em Manaus

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.