Leia também:
X Estrutura de evento com Lula desaba e deixa mulher ferida

Ministra de Lula critica prisão de indígenas que ocuparam terra

Indígenas foram detidos por esbulho possessório, resistência e desobediência

Paulo Moura - 06/03/2023 14h19 | atualizado em 06/03/2023 16h45

Sonia Guajajara Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, chamou de “inadmissível” a prisão de indígenas que ocuparam a Fazenda Inho, em Rio Brilhante, no estado de Mato Grosso do Sul. A área está em processo de regularização pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). As detenções ocorreram na última sexta-feira (3).

– É inadmissível que uma ação como esta avance sobre corpos e territórios indígenas com tamanha violência, como foi relatado. Os Guarani-Kaiowá estão ali lutando pelo direito que lhes é garantido por lei e sabem que podem contar com o apoio e resguardo tanto do MPI, quanto da Funai, que foi impedida de acompanhar a ação – disse a ministra.

A pasta informou que os indígenas Clara Barbosa, Adauto Barbosa e Lucimar Centurião foram detidos sob acusação de esbulho possessório, resistência e desobediência. A chefe da pasta federal notificou o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, para a adoção de providências sobre o caso.

De acordo com a Polícia Militar (PM), os indígenas enfrentaram os militares – que estariam no local apenas para evitar conflitos – com arco, flecha e facas. Em resposta, os agentes teriam então utilizado gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral.

O governo sul-mato-grossense, por sua vez, informou que o local também é alvo de disputa de um grupo de acampados de movimentos sem-terra, que estariam pressionando pela criação de um assentamento na região, e que, por causa disso, a PM atuou para evitar conflito entre as partes envolvidas.

– O governo estadual reitera disposição no cumprimento da lei, e espera celeridade na resolução das questões que cabem à União, especialmente porque a área em disputa já dispõe de laudos antropológicos – completou a administração estadual.

Leia também1 Jojo Todynho inicia faculdade de Direito: "Vou ser delegada"
2 Lira nega querer ser premiê e diz que até 2030 deixará a política
3 Criança encontrada morta após incêndio tinha "corpo gelado"
4 Ciro Nogueira diz que vitória de Boulos em SP seria um "desastre"
5 Filha de Gugu se batiza: "Decisão mais importante da minha vida"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.