Leia também:
X Adauto Scardoelli, prefeito de Matão-SP, morre aos 67 anos

Ministério da Justiça investiga JBS por vazamento de amônia

Empresa também foi alvo de invasão hacker que afetou operações em vários países nesta semana

Paulo Moura - 05/06/2021 13h43

Amônia teria vazado de frigorífico da JBS em Rondônia Foto: Reprodução

Após ser atacada por uma invasão hacker que afetou suas operações em diversos países do mundo ao longo desta semana, a JBS, gigante do setor de alimentos, voltou aos holofotes na sexta-feira (4), mas por um motivo que pode incluir a própria companhia como a culpada.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) iniciou uma investigação para apurar a conduta da empresa alimentícia em um incidente com vazamento de gás tóxico nas dependências de um frigorífico em Pimenta Bueno, no estado de Rondônia.

O procedimento, que versa sobre um vazamento de amônia, será conduzido pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria Nacional do Consumidor, após a pasta ter sido alertada sobre o caso por ofício do Ministério Público Estadual de Rondônia.

De acordo com uma nota da pasta federal, divulgada na sexta, teria ocorrido o “rompimento da canalização de uma das câmaras de refrigeração” do frigorífico, “acarretando no vazamento de gás amônia, atingindo as carcaças de carne acondicionadas no local”.

– Após o incidente, outras intercorrências teriam ocorrido no intuito de reaproveitar o material possivelmente contaminado – acrescentou o MJSP.

A JBS foi notificada a prestar esclarecimentos em 15 dias, prazo em que também deverá informar sobre o interesse em firmar termo de ajustamento de conduta (TAC) sobre o caso. Procurada, a JBS afirmou em nota que não houve comercialização de produtos contaminados.

– A companhia esclarece que o lote não foi comercializado, ou seja, não foi destinado ao consumo humano. A JBS está prestando todas as informações às autoridades – disse a companhia.

De acordo com a imprensa local, o vazamento de amônia na unidade da companhia em Pimenta Bueno foi registrado em meados de fevereiro.

Leia também1 FBI atribui ataque cibernético contra a JBS a grupo russo
2 JBS é alvo de ataque hacker que pode causar escassez de carne
3 Trabalhador morre após cair em silo de grãos de milho em SC
4 Desmatamento: Varejo europeu ameaça boicote ao Brasil
5 Bolsonaro critica 'abre e fecha' do comércio e diz não temer CPI

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.