Leia também:
X RJ: Lutadora de UFC reage e dá mata-leão em assaltante

Ministério da Justiça aponta redução da violência no Ceará

Ataques diminuíram depois do envio da Força Nacional

Camille Dornelles - 07/01/2019 10h07

Força Nacional faz o policiamento ostensivo em Fortaleza Foto: Agência Brasil/José Cruz

Nesta segunda-feira (7), o Ministério da Justiça e Segurança Pública emitiu um comunicado afirmando que o número de ataques na Região Metropolitana de Fortaleza, Ceará, diminuiu. A redução é resultado da ação da Força Nacional no estado desde sábado.

Segundo a pasta, os ataques caíram de 45, na última quinta-feira, para 23, neste domingo. A Força Nacional pode permanecer no estado até o dia 5 de fevereiro. O combate à criminalidade é feito em conjunto com as polícias Militar, Federal e Rodoviária Federal e com o Departamento Penitenciário Nacional.

Ao todo, 110 pessoas foram detidas suspeitas de envolvimento nos crimes. Entre eles estão 20 integrantes de facções criminosas.

ONDA DE VIOLÊNCIA
Os ataques violentos começaram na quarta-feira (2). Criminosos atearam fogo em ônibus e carros, empresas de telefonia e invadiram prédios públicos. O governo federal ainda não se manifestou oficialmente sobre a motivação dos crimes, mas a suspeita do Conselho Penitenciário do Estado do Ceará é de uma represália contra o secretário Mauro Albuquerque.

Os seguintes municípios já foram atingidos pela onda de violência: Fortaleza, Tianguá, Pacatuba, Horizonte, Maracanaú, Caucaia, Pindoretama, Eusébio, Morada Nova, Marco, Jaguaruana, Canindé, Piquet Carneiro, Morrinhos, Aracoiaba, Limoeiro do Norte, São Gonçalo do Amarante, Baturité, Juazeiro do Norte, Guaiúba, Acaraú, Massapê, Pacajus, Ibaretama, Icapuí, Pacoti, Sobral, Jijoca de Jericoacoara, Quixadá, Tabuleiro do Norte, Varjota, Barroquinha e Iguatu.

Leia também1 Mais 53 suspeitos pelos ataques são presos no Ceará
2 Cantora Sarah Farias faz pedido de oração pelo Ceará
3 Pará também pede a Moro auxílio da Força Nacional

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.