Leia também:
X Cinco meses após facada, filho de Bolsonaro cobra justiça

MG: Reabertura do Instituto Inhotim acontece no sábado

Atividades serão retomadas após duas semanas de pausa pelo rompimento da barragem

Ana Luiza Menezes - 06/02/2019 20h48 | atualizado em 07/02/2019 15h35

Instituto Inhotim, em Brumadinho Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (6), o Instituto Inhotim emitiu um comunicado para informar a retomada de suas atividades. No próximo sábado, o local será reaberto depois de ter ficado duas semanas sem funcionar em função do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais.

A área do instituto não foi afetada pela tragédia. Inicialmente, a previsão de reabertura era para o dia 31 de janeiro, mas acabou acontecendo um adiamento.

– O rompimento da barragem não atingiu fisicamente as dependências do Museu, mas abalou profundamente a equipe. Dos aproximadamente 600 funcionários do Instituto, 80% moram na região e 41 têm familiares desaparecidos ou com óbito confirmado – informou a nota.

Como forma de homenagear as vítimas, a instituição fará um minuto de silêncio na reabertura. A entrada será gratuita, com funcionamento a partir das 9 horas. Nos demais dias, os visitantes terão que pagar para entrar.

– Embora ainda consternados por essa tragédia que afetou a todos nós, entendemos a importância e a responsabilidade que uma instituição cultural como o Inhotim tem com a comunidade em que está inserida. (…) Estar de portas abertas neste momento ainda tão delicado reforça o nosso compromisso com o município de Brumadinho, na certeza do papel da cultura e da educação para o desenvolvimento humano e social – informou a direção.

Para chegar ao Inhotim, o acesso pela rodovia BR-381 está liberado. Já os acessos via BR-040, passando por Retiro do Chalé, Casa Branca ou Piedade do Paraopeba, estão bloqueados. Os serviços de transporte da Belvitur e da Saritur serão regularizados a partir deste sábado.

O instituto é famoso pelos acervos de arte contemporânea e botânica, sendo um dos principais destinos turísticos e culturais do estado. A exposição tem obras de artistas brasileiros e estrangeiros.

Leia também1 Voluntários não param de ajudar em Brumadinho
2 Brumadinho: Sirenes intactas contrariam discurso da Vale
3 Funcionária da Vale afirma que mão de Deus a salvou

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.