Leia também:
X Maia: “Bolsonaro precisa se dedicar menos ao Twitter”

MG: Mais uma barragem da Vale corre risco de romper

Sirene em Barão de Cocais foi acionada na noite desta sexta-feira

Rafael Ramos - 23/03/2019 10h34 | atualizado em 23/03/2019 10h38

Sirene da barragem de Barão de Cocais foi acionada Foto: Reprodução

Quase dois meses após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, a população de Minas Gerais passou por mais um susto na noite desta sexta-feira (22). A sirene da barragem Sul Superior, da mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais, voltou a tocar. A Defesa Civil de Minas informou que há risco iminente de rompimento.

No dia 8 de fevereiro, 428 pessoas foram retiradas de suas casas em Socorro, Tabuleiro e Piteiras por determinação da Agência Nacional de Mineração (ANM). Em nota oficial, a prefeitura de Barão de Cocais informou que a sirene tocou “de forma protocolar” e ressaltou que a barragem está “sem sinais de rompimento”.

O coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Flávio Godinho, declarou que, em caso de rompimento da barragem, será feita a evacuação de uma área secundária da zona de autosalvamento. Durante este fim de semana será feito um treinamento de evacuação com os moradores.

A Vale também se pronunciou sobre o caso e informou que “continua adotando uma série de medidas preventivas para aumentar a condição de segurança de suas barragens”. Vale lembrar que a tragédia em Brumadinho causou 209 mortes e o trabalho dos bombeiros na região ainda continua.

Leia também1 MP interdita oito barragens da Vale com risco de rompimento
2 500 são retirados de casa após sirene de outra barragem soar
3 MG: Vale terá que suspender atividades em outra barragem

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.