Leia também:
X Após quase 9h, cirurgia de Jair Bolsonaro termina “com êxito”

MG: Advogado diz que Vale não tem responsabilidade

Defesa também afirmou que diretoria não será afastada da empresa

Ana Luiza Menezes - 28/01/2019 16h04 | atualizado em 28/01/2019 17h32

Caixa Econômica e Banco do Brasil abrem contas para auxiliar doações a Brumadinho Fotos: EFE/Antonio Lacerda, Lucas Landau, Yuri Edmundo e Paulo Fonseca

Um dos principais advogados da Vale, Sergio Bermudes, se pronunciou em função da sugestão do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que defendeu o afastamento cautelar de toda a diretoria da empresa. Segundo a defesa, a companhia não é responsável pelo acidente da barragem em Brumadinho.

– A Vale não enxerga razões determinantes de sua responsabilidade. Não houve negligência, imprudência, imperícia. Por que uma barragem se rompe? São vários os fatores, e eles agora vão ser objeto de considerações de ordem técnica – disse.

Ainda segundo Bermudes, a diretoria não se afastará em hipótese alguma da Vale. Para ele, a declaração da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, é precipitada por afirmar que há um culpado pelo acidente e que os executivos da empresa podem ser precipitados.

O advogado defende ainda que apenas uma assembleia geral, composta pelos acionistas, poderia afastar os diretores, que não vão renunciar aos cargos. Sergio explica que abrir mão da função não é uma medida cabível uma vez que não foi identificado dolo ou culpa da liderança.

Ele fez questão ainda de explicar à colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, que falou em nome próprio e não da empresa. Para ele, o posicionamento de Calheiros consiste em uma “tentativa pecaminosa de capitalizar, com declarações levianas, em cima da tragédia.”

Por causa da repercussão das palavras de Bermudes, a Vale emitiu uma nota, que foi enviada ao jornal. Leia, abaixo, o texto na íntegra.

“A Vale esclarece que não autorizou nem autoriza terceiros, inclusive advogados contratados, a falar em seu nome. A Vale volta a ressaltar, de forma enfática, que permanecerá contribuindo com todas as investigações para a apuração dos fatos e que esse é o foco de sua diretoria, juntamente com o apoio às famílias atingidas”.

Leia também1 Secretário de Mineração fala em rever regras do setor
2 PF investiga irregularidades em documentos de barragem
3 Governo considera afastar diretoria da mineradora Vale

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.