Leia também:
X Wassef assume que abrigou Queiroz: “Ele seria executado”

Meteoro ilumina céu do Rio Grande do Sul após explodir

Fenômeno foi visto também em cidade no estado de Santa Catarina

Paulo Moura - 26/06/2020 10h55 | atualizado em 26/06/2020 11h48

Meteoro foi visto nos céus do Rio Grande do Sul Foto: Reprodução

A explosão de um meteoro iluminou os céus da cidade de Taquara, no Rio Grande do Sul, e em Monte Carlo, Santa Catarina, na madrugada da última quarta-feira (24). O fenômeno explodiu na atmosfera a uma altitude de cerca de 98,7 quilômetros, quando estava sobre a Lagoa dos Patos, mas não causou qualquer dano.

Os registros mais marcantes do caso foram feitos pelo doutor em Engenharia, Carlos Jung, no observatório que é mantido por ele em Taquara, chamado Observatório Heller & Jung. Ao todo, nove câmeras gravaram a explosão do meteoro sobre o Estado.

View this post on Instagram

A explosão de um meteoro iluminou os céus da cidade de Taquara, no Rio Grande do Sul, e em Monte Carlo, Santa Catarina, na madrugada da última quarta-feira. O fenômeno explodiu na atmosfera a uma altitude de cerca de 98,7 quilômetros, quando estava sobre a Lagoa dos Patos, mas não causou qualquer dano.⠀ ⠀ Saiba mais em nosso site (link na bio @plenonews) e nos stories.⠀ ⠀ #PlenoNews #meteoro #riograndedosul #céu

A post shared by Pleno.News (@plenonews) on

O fenômeno foi visto rapidamente, ao longo de menos de 1 segundo, por quem estava olhando para o céu por volta das 2h52min da madrugada de quarta. Chamado de bólido, por ter luminosidade maior do que a do planeta Vênus a uma distância de 100 quilômetros, também foi registrado nas imagens das estações da Bramon, uma rede nacional de observadores de meteoros amadores e profissionais.

Um dos membros da Bramon, o morador de Monte Castelo, Jocimar Justino de Souza, confirmou que o fenômeno não chegou a tocar no solo e se desintegrou na atmosfera.

– Quando a gente pega um bólido é sempre gratificante porque é um evento bem raro. Meteoro a gente pega com muita frequência, é bastante comum. Mas um bólido a gente fica bem feliz quando consegue capturar em um vídeo desses – contou o observador.

Leia também1 Vildomar sobre saída do Aqui na Band: "Foi como um filho"
2 Wassef assume que abrigou Queiroz: "Ele seria executado"
3 PF faz operação contra grupo que vazou dados de Bolsonaro
4 Com música, Bolsonaro homenageia vítimas da Covid
5 Rede TV! renova contrato de Sikêra Jr. por mais sete anos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.