Leia também:
X Manifestantes se unirão em ato pró-Bolsonaro no domingo

Meteoro brilhante ilumina os céus do Nordeste do Brasil

Fenômeno é relativamente comum e causou grande clarão na última quarta-feira

Paulo Moura - 17/07/2020 11h01

Meteoro brilhante foi visto nos céus do Nordeste Foto: Atel Telecom/Clima Ao Vivo

Um grande bólido, como é chamado um meteoro brilhante que explode na atmosfera, foi visto no céu do Sertão de Pernambuco, a cerca de 400 km de Recife, capital do estado, na noite da última quarta-feira (15). De acordo com a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), o fenômeno ocorreu às 18h59 (horário de Brasília).

Segundo a Bramon, o meteoro surgiu entre as cidades de Carnaíba e Princesa Isabel, no Sertão de Pernambuco e da Paraíba, respectivamente. O bólido seguiu na direção sudeste e desapareceu no céu na região sul de Arcoverde, também em Pernambuco. O fenômeno ainda foi visto no Ceará e na Bahia.

– O objeto, o clarão que foi visto, foi com certeza um meteoro. Quando ele é muito brilhante, nós também chamamos de bólido. Esse tipo de fenômeno se forma quando um fragmento de rocha espacial atinge a atmosfera da Terra em uma velocidade muito elevada. Devido à essa alta velocidade, o gás atmosférico na frente dessa rocha acaba aquecendo e esse aquecimento gera o brilho que a gente vê e também faz com que esse fragmento de rocha acabe se vaporizando – apontou o diretor técnico da Bramon, Marcelo Zurita.

Apesar do grande clarão causado pelo fenômeno, o mestre em Astronomia, doutor em Astrofísica e professor de Astronomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Thiago Signorini Gonçalves, disse que o fenômeno não traz qualquer risco.

– Nesse caso, acabou chamando muita atenção porque foi visto em algumas regiões, em várias cidades no Nordeste. Mas são coisas relativamente comuns, não representam qualquer risco. Qualquer meteoro que pudesse apresentar risco, seria detectado antes de chegar à Terra – afirmou.

Leia também1 Repórter de afiliada do SBT desmaia ao vivo. Veja o vídeo!
2 Clubes planejam torneio com transmissão no SBT
3 Covid-19: Jornalista José Paulo de Andrade morre aos 78 anos
4 Igreja pede investigação sobre estátua de Jesus decapitada
5 CNN afasta advogado que acusou Bolsonaro de genocídio

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.