Leia também:
X Carlos B. denuncia O Globo por propaganda antecipada do PSDB

Meninos de Belford Roxo: Facção criminosa ameaça governo do RJ

Objetivo é impedir que investigação atinja comando do grupo

Pleno.News - 20/10/2021 17h03 | atualizado em 20/10/2021 17h13

Meninos desapareceram após sair para brincar em Belford Roxo, na Baixada Fluminense Foto: Reprodução/TV Globo

O Comando Vermelho, maior facção criminosa do estado do Rio de Janeiro, teria feito ameaças ao governo em retaliação à investigação da Polícia Civil sobre o desaparecimento dos três meninos de Belford Roxo.

De acordo com o repórter Rodrigo Viga, da Jovem Pan, a ameaça prometia “parar o estado” por meio de rebeliões, motins, ataques a instituições públicas, incêndios e assassinatos. A situação ficou tão grave que o governo considerou a ideia de pedir ajuda de tropas federais, caso a ameaça seja cumprida.

O cenário de tensão que poderia desencadear uma guerra civil no estado ocorre porque a apuração da Polícia Civil apontou que Lucas Matheus, de 9 anos, Alexandre Silva, de 11, e Fernando Henrique, de 12, foram assassinados no fim do ano passado após um suposto envolvimento no sumiço de uma gaiola de passarinho.

Em paralelo com a investigação, a facção estaria trabalhando em uma série de queimas de arquivos. Ao menos cinco integrantes do Comando Vermelho teriam sido mortos recentemente para impedir que as investigações cheguem até a cúpula que comanda o grupo criminoso.

Na última quinta-feira (14), a polícia prendeu o traficante Anderson Luis da Silva, conhecido como Bambam, apontado como um dos envolvidos no desaparecimento das crianças. Bambam também teria torturado um homem ao lado de outros 10 traficantes na comunidade do Castelar e obrigado moradores a levá-lo até a 54ªDP de Belford Roxo com pés e mãos amarrados, além de um cartaz de papelão com o seguinte texto: “Suspeito do desaparecimento das três crianças pego por moradores do Castelar”.

Leia também1 Novela Gênesis é indicada em 5 categorias de prêmio latino
2 Carlos B. denuncia O Globo por propaganda antecipada do PSDB
3 "A CPI descortinou esquema de corrupção nunca visto"
4 Sammy Lee reata casamento com Pyong: "Escolhi perdoar"
5 Frias nega relação da campanha 'Respeitável Circo' com a CPI

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.