Leia também:
X Roberto Jefferson é transferido para o presídio de Bangu 8

Menino de 12 anos é apreendido, suspeito de chefiar quadrilha

Adolescente participa da gangue da correntinha no centro de São Paulo

Thamirys Andrade - 25/10/2022 10h09 | atualizado em 25/10/2022 11h53

Menino de 12 anos é apreendido, suspeito de chefiar quadrilha Foto: Reprodução / R7

A polícia de São Paulo apreendeu um menino de 12 anos apontado como líder de uma quadrilha de roubos e furtos. De acordo as autoridades, ele participa da chamada gangue da correntinha, que faz vítimas na região central de São Paulo atacando pedestres e comerciantes.

Segundo o delegado Roberto Monteiro, entrevistado pelo programa Cidade Alerta, gangues e quadrilhas têm recrutado crianças de cada vez menos idade. Isso porque pessoas com menos de 12 anos não podem sofrer nenhum tipo de punição, nem mesmo ser internadas na Fundação Casa. Quando pegas pela polícia, elas são apresentadas a um juiz da Infância e Juventude para depois serem devolvidas aos seus familiares.

O delegado relata que o furto de joias não é a única modalidade criminosa praticada por crianças e adolescentes. É comum que eles participem de furtos por meio da quebra de vidro de carros ou roubem celulares com o auxílio de um maior que aplica um “mata leão” na vítima. Há até mesmo casos de furto qualificado em apartamentos.

– Adolescentes entram nos apartamentos porque eles chamam menos atenção, não despertam a suspeita de porteiros. Aí quando eles conseguem adentrar o apartamento dizendo que vão visitar o avô ou a avó ou uma tia, eles sobem pelas escadas na maioria das vezes, e arrombam a porta dos fundos das unidades do prédio. E aí eles praticam furto qualificado e saem com uma mochila nas costas. Geralmente nem chamam atenção por serem adolescentes, geralmente bem-vestidos, com mochila, simulando ser um estudante – conta Monteiro.

Leia também1 Prefeitura de SP libera passe livre para transporte no 2º turno
2 Menino de 12 anos morre após cruzar linha de chegada
3 Influenciadoras gêmeas sofrem acidente, e uma delas morre
4 Suspeito de mandar matar Dom e Bruno é solto ao pagar fiança
5 Cantor de forró de 32 anos é assassinado a tiros no Ceará

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.