Leia também:
X Prefeitura paga R$ 180 mil a ex-BBB em ação contra Covid

Médico que fez aborto já foi excomungado duas vezes

Olímpio Moraes, católico de formação, ficou conhecido por realizar procedimentos em crianças que ficaram grávidas

Pleno.News - 18/08/2020 14h26 | atualizado em 18/08/2020 14h35

Olímpio Moraes já foi excomungado em duas ocasiões Foto: Divulgação/STF

Alvo da revolta de ativistas pró-vida que foram até a entrada do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam) no último domingo (16), o obstetra Olímpio Moraes, responsável pelo aborto na menina de 10 anos que foi abusada pelo tio no Espírito Santo, já viveu outras situações conturbadas e polêmicas ao longo de sua carreira.

Famoso por realizar abortos de grande repercussão, o médico, que é católico de formação, já chegou a ser excomungado em duas ocasiões pela Igreja Católica. A primeira delas foi em 2006, quando Moraes foi apontado como responsável por uma campanha que distribuiu a chamada “pílula do dia seguinte” gratuitamente para a população de Pernambuco durante o carnaval.

Já a segunda excomunhão, em 2009, veio do caso que marcou a carreira de Olímpio. O obstetra foi o responsável por realizar o aborto em uma menina de 9 anos, vinda de Alagoinha, em Pernambuco, que ficou grávida de gêmeos após ser abusada pelo padrasto. Na ocasião, ele chegou a combinar um carro escondido para levar a garota ao hospital onde ela passou pelo procedimento.

Após a situação se tornar pública, líderes católicos criticaram o ato. O presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), arcebispo dom Walmor, classificou o caso como “crime hediondo”. Já o arcebispo da arquidiocese de Olinda e Recife, dom Antonio Fernando Saburido, afirmou que “Recife está com fama de capital do aborto”.

Leia também1 Tio confessa "informalmente" estupro em menina de 10 anos
2 Tio que estuprou menina de 10 anos estava no semiaberto
3 Malafaia: 'Pior que estupro é assassinato de ser indefeso'
4 O que se sabe sobre tio que estuprou menina de 10 anos
5 Saiba quem é o médico que fez o aborto em menina estuprada

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.