Marcha para Jesus tem operação especial da Prefeitura do Rio
Cerca de 300 mil pessoas estão sendo esperadas neste sábado na Praça da Apoteose
Pleno.News - 22/05/2025 13h15 | atualizado em 22/05/2025 13h29

A Marcha para Jesus terá uma operação especial da Prefeitura do Rio de Janeiro. O evento cristão está marcado para acontecer neste sábado (24), na Praça da Apoteose, no Centro do Rio. Agentes públicos de sete órgãos e secretarias estarão trabalhando nas avenidas Marquês de Sapucaí e Presidente Vargas e ruas do entorno para garantir o bem-estar dos cariocas e visitantes, monitorando a ordem pública, a operação de transporte, a fiscalização do trânsito e a limpeza da região.
A expectativa é de que a marcha, cujo tema é A Paz é Para Todos, reúna cerca de 300 mil pessoas, sendo 40 mil somente dentro do Sambódromo. O evento acontecerá das 14h às 23h.
Parte do calendário oficial da cidade, o evento tem como propósito promover a paz e fortalecer os laços de fé entre os participantes. Além dos momentos musicais, a marcha é um convite à reflexão sobre a espiritualidade e a unidade dos cristãos. A entrada é gratuita.
A concentração será na Avenida Presidente Vargas, na altura da Avenida Passos. De lá, os participantes seguirão em caminhada até a Praça da Apoteose, onde uma programação especial com shows e ministrações está prevista.
Entre as atrações estão Aline Barros, Bruna Karla, DJ Marcelo Araújo, Kemilly Santos, Marcus Salles, Midian Lima, Renascer Praise, Samuel Messias, Sarah Beatriz, Sarah Farias, Sued Silva, Thalles Roberto, Valesca Mayssa e Victin.
COR-Rio VAI MONITORAR O EVENTO COM CÂMERAS E DRONES
O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) terá cerca de 70 câmeras e dois drones dedicados ao monitoramento da movimentação de público, desde a concentração, na Avenida Presidente Vargas, até a Praça da Apoteose. Mais de 100 operadores estarão de plantão na Sala de Situação do COR-Rio.
O videowall que exibe as imagens das câmeras espalhadas pela cidade terá um layout exclusivo para o evento com o objetivo de acompanhar o deslocamento dos espectadores.
INTERDIÇÕES AO TRÁFEGO COMEÇAM JÁ NESTA SEXTA-FEIRA (23)
Para garantir a fluidez do tráfego no entorno da área do evento, será implantado esquema especial de trânsito no Centro da cidade. A operação contará com a participação de 74 operadores de trânsito, entre agentes da Guarda Municipal, da CET-Rio e apoiadores de tráfego, que trabalharão para coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios viários necessários.
Algumas interdições começam ainda na sexta-feira (23) à noite, de forma a preparar as ruas para a marcha. Os motoristas devem estar atentos às mudanças.
A pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Candelária, receberá gradeamento, no trecho entre a Praça da República e a Rua Uruguaiana, para proteger o público da marcha, uma vez que a pista central da avenida estará funcionando normalmente para o tráfego de veículos. No sábado, o estacionamento dedicado ao Saara também estará suspenso.
- Interdições de via, dia 23 de maio, das 23h às 17h do dia subsequente:
I – Avenida Presidente Vargas, pista lateral sentido Candelária, no contrafluxo, no trecho compreendido entre a Rua Uruguaiana e a Praça da República, para montagem dos trios elétricos e deslocamento da Marcha. - Interdições de via, dia 24 de maio, das 14h às 22h:
I – Avenida Presidente Vargas:
a) Pista lateral, sentido Candelária, no trecho compreendido entre a Rua Carmo Neto e a Rua Uruguaiana;b) Pista central, sentido Praça da Bandeira, no trecho compreendido entre a Rua de Santana e o Viaduto dos Marinheiros.
II – Rua Santana, no trecho compreendido entre a Rua Frei Caneca e a Avenida Presidente Vargas;
III – Praça da República, pista sentido Central do Brasil, no trecho compreendido entre a Rua Frei Caneca e a Avenida Presidente Vargas;
IV – Rua Moncorvo Filho, no trecho compreendido entre a Rua General Caldwell e a Praça da República.
V – Avenida Salvador de Sá, no trecho compreendido entre a Rua Frei Caneca, sob o Viaduto Trinta e um de Março, e a Avenida Marquês de Sapucaí;
VI – Entroncamento do acesso do Viaduto Trinta e Um de Março para a Avenida Salvador de Sá;
VII – Rua Benedito Hipólito, no trecho compreendido entre a Rua Carmo Neto e a Avenida Marquês de Sapucaí;
VIII – Rua Afonso Cavalcanti, no trecho entre a Rua Amoroso Lima e Rua Carmo Neto;
IX – Rua Comandante Maurity, em toda sua extensão;
X – Avenida Marquês de Sapucaí, no trecho compreendido entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua Benedito Hipólito;
XI – Rua Frei Caneca, no retorno de acesso à Avenida Salvador de Sá.
- Proibição de estacionamento, no dia 24 de maio, das 5h às 21h
I – Rua Amoroso Lima, entre a Rua Afonso Cavalcante e a Avenida Presidente Vargas;II – Rua Carmo Neto, em toda sua extensão;
III – Rua Heitor Carrilho, em toda sua extensão;
IV – Rua Frei Caneca, entre a Rua Heitor Carrilho e o Túnel Martim de Sá;
V – Av. Presidente Vargas, pista lateral, sentido Candelária, no trecho compreendido entre a Praça da República e a Rua Uruguaiana;
- Inversão de sentido viário, dia 24 de maio, das 14h às 22h
– Rua Amoroso Lima, no trecho compreendido entre a Rua Afonso Cavalcanti e a Avenida Presidente Vargas, sentido da Rua Afonso Cavalcanti para Avenida Presidente Vargas. - Bolsão de estacionamento de ônibus fretados, dia 24 de maio, das 11h às 22h nos seguintes locais:
– Avenida Presidente Vargas, pista central sentido Praça da Bandeira, em ambos os bordos, no trecho compreendido entre a Rua de Santana e o Viaduto dos Marinheiros;– Rua Rivadávia Corrêa, em ambos os bordos, no trecho compreendido entre a Rua da Gamboa e a Via Binário do Porto.
GUARDA MUNICIPAL E ORDEM PÚBLICA
A Secretaria de Ordem Pública e a Guarda Municipal do Rio empregarão um efetivo de 95 agentes em apoio ao evento gospel Marcha para Jesus. As equipes vão atuar a partir das 10h, no controle urbano e de trânsito, desde a concentração na Avenida Presidente Vargas até a Marquês de Sapucaí. Além de viaturas, o esquema conta com quatro reboques. A operação vai permanecer no local até o término do evento, para garantir o ordenamento urbano e também auxiliar o público participante.
Leia também1 Mãe de Kaiky Mello dá detalhes de acidente dois anos depois
2 Ex-espírita, mãe de Camila Barros conta como foi sua conversão
3 Ex-gay, Juliana Ferron defende que ninguém nasce homossexual
4 Anderson Silva diz que homens devem inspirar homossexuais
5 Pesquisador aponta shows com rituais satânicos feitos no Brasil