Leia também:
X Página Zona Sul é o meu país quer independência do Brasil?

Marcelo Crivella explica aumento do IPTU no Rio de Janeiro

O prefeito do Rio de Janeiro utilizou seu perfil no Facebook para esclarecer a situação

Emerson Rocha - 19/01/2018 12h50 | atualizado em 19/01/2018 17h07

Crivella utilizou o Facebook para explicar aumento do IPTU Foto: Reprodução Facebook

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, utilizou seu perfil no Facebook para esclarecer detalhes sobre os novos valores do IPTU na cidade.

– Não é fato desconhecido que a correção da planta genérica do município do Rio, que regula os valores do IPTU, estava desatualizada há 20 anos, fazendo com que regiões inteiras muito valorizadas contribuíssem pouco para a prefeitura, e ainda com essa atualização o IPTU médio continua muito abaixo até mesmo das cidades vizinhas como, por exemplo, o cobrado em Niterói -explicou.

Ele também fez duras críticas a alguns jornalistas, que estão reclamando da medida, sem explicar as razão para a mudança. Segundo o prefeito, os profissionais de mídia podem causar conflitos entre a população e o governo, já que são formadores de opinião. A publicação dele foi estimulada após o vazamento de uma possível pauta que seria desenvolvida pela Revista Veja.

Confira o texto completo publicado por Crivella:

No momento em que o Rio mais pede união, é triste ver que alguns profissionais da mídia distorcem os valores do jornalismo em busca de escândalos fabricados e tentam motivar depoimentos para jogar o povo contra seus líderes políticos legitimamente eleitos, promovendo a intolerância religiosa, o preconceito, a discriminação, o insulto, a calúnia e o ódio.

Não é fato desconhecido que a correção da planta genérica do município do Rio, que regula os valores do IPTU, estava desatualizada há 20 anos, fazendo com que regiões inteiras muito valorizadas contribuíssem pouco para a prefeitura, e ainda com essa atualização o IPTU médio continua muito abaixo até mesmo das cidades vizinhas como, por exemplo, o cobrado em Niterói.

A própria Ministra do STF, Cármem Lúcia, entendeu que o reajuste tratou-se de uma correção necessária e justa, ainda mais em um período que o município assumiu alguns compromissos que seriam do Estado, que passa por uma crise financeira.

É dever da imprensa fiscalizar o poder público e noticiar, o que não significa o direito de manipular a opinião pública quando discrimina um determinado gestor.

Os novos valores do IPTU para o Rio de Janeiro foram aprovados por maioria de votos na Câmara de Vereadores, no ano passado.

Leia também1 Rio: Ministra Carmen Lúcia mantém correção do IPTU
2 Pacientes do Rio ganham serviço de Disque-Remédio

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.