Leia também:
X SP: Covas diz que escolas não serão reabertas por “pressão”

Marcelo Crivella defende retomada das aulas no Rio

Prefeito afirmou que sindicatos são contrários por questões políticas

Pleno.News - 18/08/2020 17h59 | atualizado em 18/08/2020 18h00

Prefeito do Rio, Marcelo Crivella Foto: Reprodução

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), voltou a defender a reabertura das escolas municipais na cidade. Durante declaração, na noite desta segunda-feira (17), em uma transmissão pela internet, Crivella lembrou do trabalho de profissionais de outras atividades que continuaram em funcionamento durante a pandemia da Covid-19.

– Por acaso nós tivemos um surto nos trabalhadores de farmácia, nos trabalhadores de petshop, ou nos trabalhadores de supermercados? Morreram em massa? – questionou Crivella.

Durante a transmissão, ele estava acompanhado pela secretária municipal de Educação, Talma Suane, e pelo vereador Felipe Michel (Progressista).

Crivella também afirmou que os sindicatos dos professores são contrários à retomada das aulas presenciais por questões políticas.

– O sindicato não pensa na criança, está pensando em quanto vai ter como professor para se manter no poder – disse.

Um decreto do governo do estadual mantém as aulas presenciais suspensas até a próxima quinta-feira (20). Uma liminar da Justiça proíbe que a Prefeitura do Rio autorize qualquer atividade presencial nas escolas particulares, sob multa diária de R$ 10 mil.

– Eu sou grupo de risco, eu parei de trabalhar um dia? E Deus não me protegeu? Ora, então por que um professor de 20 ou 30 anos sem comorbidade não pode trabalhar? Ou uma merendeira de 20 ou 30 anos não pode trabalhar? – afirmou o prefeito.

O coordenador do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ), Gustavo Miranda, afirmou que em caso de convocação para o retorno ao trabalho nas escolas públicas, os profissionais da categoria vão entrar em greve.

Na manhã desta terça-feira (18), a prefeitura publicou nota informando que defende a reabertura de refeitórios de escolas públicas, sob o cumprimento de todos os cuidados sanitários, para oferecer alimentação de qualidade, incluindo proteínas – carne, peixe e frango aos alunos.

– Esses alimentos não podem constar em cestas básicas e o objetivo da Prefeitura é atender as crianças que mais precisam – disse a nota.

Ainda de acordo com a prefeitura, o retorno presencial de aulas na rede pública municipal de ensino ainda não tem data marcada, mas vem sendo debatido pela Secretaria Municipal de Educação e com os representantes envolvidos.

– Quando este retorno acontecer, precisará também seguir as regras sanitárias do novo normal para a proteção de alunos, professores e demais trabalhadores – informou outro trecho da nota.

*Folhapress

Leia também1 Tio diz que abusos incluíam avô e tio e eram consensuais
2 Maranhão quer gastar R$ 1,6 milhão em "motel para presos"
3 Damares parabeniza polícia por prisão de estuprador
4 Homem compra celular pela internet e recebe mandioca
5 Jair Bolsonaro vai ao MS e inaugura estação radar da FAB

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.