Maranhão quer gastar R$ 1,6 milhão em “motel para presos”
Governo do estado lançou edital para construção de 22 "módulos de encontros íntimos" em penitenciárias
Pleno.News - 18/08/2020 17h18 | atualizado em 18/08/2020 17h35

O governo do Maranhão lançou um edital para a construção de 22 “módulos de encontros íntimos” em penitenciárias do estado. A informação foi dada pelo colunista Guilherme Amado, da revista Época.
O valor previsto para a licitação é de R$ 1,6 milhão. As unidades deverão ser construídas em 11 unidades prisionais dentro de um prazo de dois meses “contados a partir da data de emissão da ordem de serviço”.
De acordo com o edital, cada um dos 22 módulos terá três salas íntimas, dando um total de 66 salas. Destas, 36 deverão ficar em presídios em São Luís e as outras 30 no interior do estado.
Como justificativa para a medida, o governo do Maranhão afirmou que a licitação “visa a criação de condições favoráveis, para a implantação de todas as diretrizes necessárias a um sistema prisional de qualidade”.
O governo também disse que a medida “garantirá um equipamento prisional dotado das condições humanas, respeitando o princípio da dignidade, direitos fundamentais entre o homem transgressor e seus familiares, assim como, assegurará as condições dignas de trabalho aos funcionários”.
Além disso, ainda afirmou que “está comprometido em modernizar e humanizar as suas unidades prisionais, de modo que as intervenções neste estabelecimento penal sejam de suma importância para a implantação de uma nova realidade no Sistema Penitenciário Estadual”.
A licitação está marcada para o dia 21 de setembro às 10h. O edital pode ser visto aqui.
Leia também1 Corrupção era 'glamourosa' com PT, diz jornalista da Globo
2 RJ tem o menor número de homicídios em 30 anos
3 Bolsonaro privatizará prisões e fará presos trabalharem
4 PL de Bolsonaro para castrar estupradores volta aos debates
5 Castração química é eficaz? Entenda como funciona