Leia também:
X Vídeo mostra momento em que casal testemunhou acidente

SP: Manifestantes entram em confronto com a polícia

Alguns manifestantes jogaram ovos e tentaram forçar a entrada na Câmara

Pleno.News - 10/11/2021 20h46 | atualizado em 11/11/2021 11h37

Manifestantes entram em confronto com polícia durante votação da Reforma da Previdência em São Paulo Foto: ESTADÃO CONTEÚDO/RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS

Servidores municipais entraram em confronto com a polícia nos arredores da Câmara Municipal de São Paulo, na tarde desta quarta-feira (10), próximo ao início das votações da Reforma da Previdência Municipal, proposta pelo prefeito Ricardo Nunes.

Segundo presentes, alguns manifestantes jogaram ovos e tentaram forçar a entrada na Câmara. Imagens de televisão mostram que os policiais usaram gás lacrimogêneo, balas de borracha e bombas para conter os manifestantes. Esta é a nona manifestação organizada pelos servidores desde setembro, quando a proposta foi enviada à Câmara pelo prefeito.

A confusão se refletiu dentro da Casa quando vereadores contrários e favoráveis ao projeto passaram a empurrar-se e a tentar impedir a continuidade da votação, em meio aos protestos do lado de fora. Após a ação da Guarda Civil Metropolitana, parte dos manifestantes deixaram o local.

Uma tentativa de postergar a votação chegou a ser votada, mas os partidos favoráveis formaram maioria para manter a votação ainda hoje. Neste momento, a reforma segue sendo discutida na Câmara.

Os servidores são contrários à votação em segundo turno de uma proposta que altera as regras da previdência social para servidores municipais. Em primeiro turno, a proposta foi aprovada pelo quórum mínimo.

Entre as principais mudanças está a cobrança de uma alíquota de 14% em valores pagos aos aposentados que ganharem acima do teto. Também se propõe uma idade mínima e um maior tempo de contribuição para a aposentadoria.

Outro ponto que provocou a manifestação dos servidores é a criação de uma previdência complementar, que acrescenta uma nova alíquota de contribuição para quem desejar receber acima do teto.

*AE

Leia também1 Moraes cobra PF e hospital por vídeo feito por Roberto Jefferson
2 Doria não vai à filiação de Moro, e site revela a real razão da falta
3 Huff e mãe de Marília terão guarda compartilhada de Léo
4 Prefeitura de SP contradiz Doria sobre dia sem mortes por Covid
5 Câmara aprova texto-base da PEC dos precatórios em 2º turno

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.