Leia também:
X Acusado de homicídio é absolvido após vítima aparecer viva

Manga decreta regra excepcional para internação de dependentes

Prefeito de Sorocaba instituiu regime que permitirá a internação involuntária de usuários de drogas

Paulo Moura - 27/10/2025 13h28 | atualizado em 27/10/2025 13h47

Rodrigo Manga Foto: Fernando Abreu/Agência Sorocaba

O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), anunciou, na última sexta-feira (24), em suas redes sociais, a implementação de um regime excepcional de combate à dependência química, que permitirá a internação involuntária de usuários de drogas em situações de risco.

De acordo com Manga, o novo decreto autoriza a atuação conjunta das forças policiais e das equipes de saúde do município na remoção e internação de pessoas em surto, que coloquem em perigo a própria vida ou a de terceiros.

– As forças policiais, somadas à agência de saúde, podem, agora, fazer a internação involuntária daquele dependente químico que coloca em risco a sua própria vida e a vida de outras pessoas. Temos visto, por exemplo, casos de furto de hidrômetros e fios em todo o Brasil e Sorocaba não é diferente – afirmou o prefeito.

Manga destacou que a medida busca preservar a vida e restabelecer a ordem social, ressaltando que a liberdade individual do usuário não pode sobrepor-se ao direito coletivo à segurança.

– A liberdade de um usuário de drogas de ir e vir não pode ser maior que a liberdade de um cidadão de bem de ir e vir – reforçou.

Segundo o prefeito, as pessoas em situação de dependência química terão dez dias para procurar o tratamento voluntário, antes do início das ações diretas das equipes municipais. A medida já está em vigor desde a última sexta.

Leia também1 Febracis Rio terá evento gratuito sobre o Poder das Metas; participe
2 Intoxicação em confraternização leva 8 servidores a hospital de SC
3 Pesquisa mostra Lula em empate técnico contra rivais no 2° turno
4 Jovem piloto cotado à Fórmula 1 confessa ter matado pai com faca
5 Filha de Michelle Bolsonaro é assaltada em São Paulo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.