Leia também:
X Damares celebra término do mês das crianças com festa

Manchas de óleo chegam ao Parque Nacional de Abrolhos

Pequenos fragmentos foram registrados no arquipélago baiano

Paulo Moura - 02/11/2019 12h59 | atualizado em 02/11/2019 15h12

Arquipélago de Abrolhos Foto: GOVBA/Manu Dias

Pequenas manchas de óleo atingiram neste sábado (2) o Parque Nacional de Abrolhos, na Bahia. O local é um dos principais berços de biodiversidade marinha do Atlântico Sul.

Segundo comunicado do grupo de acompanhamento formado por Marinha, ANP (Agência Nacional do Petróleo) e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), pequenos fragmentos foram registrados na praia norte da Ilha de Santa Bárbara, uma das cinco que formam o Arquipélago de Abrolhos.

Navios, fragatas e corvetas da Marinha, além de um navio da Petrobras, atuam no monitoramento e na contenção da chegada do óleo na região. Criado pelo Governo Federal em 1983, o Parque Nacional de Abrolhos é a primeira unidade de conservação marinha do país e abriga as cinco ilhas do Arquipélago de Abrolhos.

A área concentra alguns principais bancos de corais do litoral brasileiro, incluindo espécies ameaçadas de extinção com os corais-de-fogo. Também registra cerca de 1.300 espécies de plantas e animais, incluindo as baleias-jubarte, que buscam as águas calmas do santuário para o acasalamento.

Além do Parque Nacional de Abrolhos, a região possui três reservas extrativistas (Canavieiras, Corumbau e Cassurubá), além de unidades de conservação municipais como o Parque Marinho Recife de Fora, em Porto Seguro, e o Parque Marinho da Coroa Lata, em Santa Cruz de Cabrália.

Até o momento, a única cidade do litoral baiano ainda sem registro de óleo é Mucuri, que fica já na fronteira com o Espírito Santo e a região Sudeste.

*Folhapress

Leia também1 Dona do navio Bouboulina já provocou acidente na Rússia
2 Inpe afirma que óleo poderá chegar ao Espírito Santo e RJ
3 Polícia identifica navio grego responsável por vazamento

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.