Manchas de óleo chegam ao Parque Nacional de Abrolhos
Pequenos fragmentos foram registrados no arquipélago baiano
Paulo Moura - 02/11/2019 12h59 | atualizado em 02/11/2019 15h12
Pequenas manchas de óleo atingiram neste sábado (2) o Parque Nacional de Abrolhos, na Bahia. O local é um dos principais berços de biodiversidade marinha do Atlântico Sul.
Segundo comunicado do grupo de acompanhamento formado por Marinha, ANP (Agência Nacional do Petróleo) e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), pequenos fragmentos foram registrados na praia norte da Ilha de Santa Bárbara, uma das cinco que formam o Arquipélago de Abrolhos.
Navios, fragatas e corvetas da Marinha, além de um navio da Petrobras, atuam no monitoramento e na contenção da chegada do óleo na região. Criado pelo Governo Federal em 1983, o Parque Nacional de Abrolhos é a primeira unidade de conservação marinha do país e abriga as cinco ilhas do Arquipélago de Abrolhos.
A área concentra alguns principais bancos de corais do litoral brasileiro, incluindo espécies ameaçadas de extinção com os corais-de-fogo. Também registra cerca de 1.300 espécies de plantas e animais, incluindo as baleias-jubarte, que buscam as águas calmas do santuário para o acasalamento.
Além do Parque Nacional de Abrolhos, a região possui três reservas extrativistas (Canavieiras, Corumbau e Cassurubá), além de unidades de conservação municipais como o Parque Marinho Recife de Fora, em Porto Seguro, e o Parque Marinho da Coroa Lata, em Santa Cruz de Cabrália.
Até o momento, a única cidade do litoral baiano ainda sem registro de óleo é Mucuri, que fica já na fronteira com o Espírito Santo e a região Sudeste.
*Folhapress
Leia também1 Dona do navio Bouboulina já provocou acidente na Rússia
2 Inpe afirma que óleo poderá chegar ao Espírito Santo e RJ
3 Polícia identifica navio grego responsável por vazamento