Leia também:
X Ex-prefeito de Manaus compara governador do AM a Hitler

Manaus: Bebês prematuros serão transferidos para outros estados

Governadores de outros Estados se colocaram à disposição

Pleno.News - 15/01/2021 16h42 | atualizado em 15/01/2021 17h34

Sem oxigênio, bebês prematuros serão transferidos de Manaus Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas confirmou, na tarde desta sexta-feira (15), que fará a transferência de bebês recém-nascidos em maternidades públicas para hospitais de outros estados brasileiros, por causa da falta de oxigênio disponível no estado. As crianças serão transportadas junto das mães se tiverem autorização dos responsáveis.

Em Amazonas, há uma crise sanitária ainda pior do que a que foi registrada no auge da pandemia da covid-19 em 2020. O número diário de novas internações devido à doença é o mais alto já registrado, tendo duplicado nas últimas duas semanas. Manaus concentra a maior parte das hospitalizações no estado.

O governo não especificou quantos bebês, entre os prematuros, serão transferidos.

– Técnicos da secretaria estão trabalhando no planejamento da logística de transferência, e o quantitativo está sendo avaliado de acordo com as condições clínicas dos recém-nascidos –, informou por meio de nota.

Ainda não há confirmação sobre as cidades de destino dos recém-nascidos, mas, assim como ocorreu no caso das transferências de pacientes com covid-19, governadores de outros estados se colocaram à disposição.

Ao ser informado da situação, durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que o governo procurará o Amazonas e se disponibilizará para receber todos os recém-nascidos que puderem ser transportados para lá.

– Nós acolheremos todos os bebês que puderem ser transportados aqui, para São Paulo – , afirmou ele.

Já o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), publicou nas redes sociais que o estado disponibilizará leitos de UTI pediátricos, para atender as crianças do Amazonas.

– Equipes de saúde estão operacionalizando o transporte das crianças para Minas. Nós, mineiros, que já fomos muito ajudados em momentos de dor, estamos solidários –, completou.

Nesta sexta-feira (15), pacientes do Amazonas com o novo coronavírus começaram a ser transferidos para hospitais de outras oito capitais. Segundo o Ministério da Saúde, estão garantidos ao menos 149 leitos adultos em São Luís, Teresina, João Pessoa, Natal, Goiânia, Fortaleza, Recife e Distrito Federal.

*Estadão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.