Leia também:
X Bolsonaro: “Pelo que eu ouvi, Queiroz precisa se explicar”

Em mais de 70 anos, maio é o mais quente em São Paulo

Junho começa na região com termômetros em baixa

Jade Nunes - 01/06/2019 15h39 | atualizado em 01/06/2019 15h42

São Paulo teve maio mais quente em décadas Foto: Agência Brasil/Rovena Rosa

A cidade de São Paulo teve neste ano o maio mais quente em 76 anos de medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo o instituto, a média das temperaturas mínimas foi de 17,2°C, bastante acima do recorde anterior, de 1996, quando a média foi de 16,6°C.

O Inmet afirma que a média das temperaturas mínimas para o mês de maio ao longo do histórico de medições realizadas pelo instituto é bem menor do que o registrado agora, com 14,5°C.

As temperaturas máximas também ficaram bastante acima do esperado para a época, com 25,7°C, abaixo apenas de maio de 1943, com 25,9°C. A referência para o período é 23,3°C.

Segundo o Inmet, a menor temperatura foi registrada no último dia 25, com 11,4°C. Já a máxima foi de 29,5°C, no início do mês.

Além das temperaturas acima do normal, maio teve chuvas bem abaixo da média esperada para o período. A medição apontou um acumulado de 53,7 mm, ante uma média histórica de 78,1 mm. Tempo quente e pouca chuva é sinal de alerta para a necessidade de economizar água em uma região metropolitana como a de São Paulo.

Apesar do tempo mais seco que o normal, o balanço de chuvas do ano ainda é positivo, com mais do que o esperado para os cinco primeiros meses.

Já o mês de junho começa neste sábado com termômetros em baixa, com temperatura mínima de 18°C e máxima de apenas 22°C. A previsão é de chuva durante o período da tarde.

Já no domingo o paulistano deverá sair de casa bastante agasalhado e com guarda-chuva na mão. A previsão é de temperatura mínima de 15°C, com a máxima não passando dos 18°C. Segundo o Inmet, deverá chover ao longo do dia, que será nublado.

*Folhapress

Leia também1 Homem armado faz refém e causa pânico no Metrô do RJ
2 Crivella ironiza Witzel: "Vou procurar filtro em Harvard"
3 Segundo a Vale, pedaços da parede de mina se soltaram

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.