Leia também:
X Prefeitura do Rio autoriza vacinação em farmácias

Justiça multa PT e CUT por acampamento de militantes

Magistrado também determina uso de força para remover manifestantes a favor de Lula

Henrique Gimenes - 29/05/2018 15h48 | atualizado em 29/05/2018 17h50

Manifestantes a favor do ex-presidente Lula Foto: Prefeitura de Curitiba

Uma má notícia para o Partido dos Trabalhadores (PT) e para a Central Única dos Trabalhadores (CUT). A Justiça resolveu aplicar uma multa de R$ 500 mil por dia para cada uma das entidades por causa do ocupação, feita por militantes, do entorno do prédio em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontra preso. A decisão foi do juiz Jailton Tontini, da 3ª Vara de Fazenda Pública de Curitiba e publicada nesta segunda-feira (28).

Lula se entregou à Polícia Federal no dia 7 de abril. Ele cumpre pena de 12 anos e um mês de prisão após ter sido condenado em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Ele é acusado de lavagem de dinheiro e corrupção passiva no processo envolvendo um tríplex no Guarujá, São Paulo. O ex-presidente está detido na Superintendência da PF em Curitiba.

Na decisão, o magistrado destaca que o PT e a CUT não cumpriram uma ordem judicial para retirar os manifestantes do local. O pedido havia sido feito pela Prefeitura de Curitiba. A multa será aplicada desde o dia 19, dia em que foi “constatado o descumprimento” da ordem por um oficial de Justiça. O valor já chega em R$ 5,5 milhões.

Além disso, o juiz Jailton Tontini também determinou que as autoridades podem utilizar de “força policial para o imediato cumprimento da ordem liminar proferida pelo Poder Judiciário do Estado do Paraná”.

Os apoiadores do ex-presidente Lula estão na cidade desde a sua prisão. Inicialmente eles acamparam em uma área residencial próxima ao edifício da PF, mas após reclamações, o grupo se transferiu para uma área livre a cerca de 1 quilômetro do prédio. Manifestantes, porém, continuam organizando manifestações próximas à Superintendência da PF todo dia. O PT informou que irá recorrer da decisão.

Leia também1 Padre se desculpa após pedir libertação de Lula em missa
2 Bolsonaro quer revogação de prisão contra caminhoneiros

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.