Leia também:
X Bolsonaro mantém liderança isolada para as eleições de 2022

Justiça do RJ manda soltar ex-deputada Cristiane Brasil

Tribunal também colocou em liberdade o ex-secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes

Henrique Gimenes - 15/10/2020 16h20 | atualizado em 15/10/2020 21h26

Cristiane Brasil Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (15), a Justiça do Rio de Janeiro determinou a soltura da ex-deputada federal Cristiane Brasil e do ex-secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes. Eles estavam presos desde o dia 11 de setembro, após uma ação da operação Catarata, que investiga irregularidades em contratos de assistência social no governo do estado e também da Prefeitura da capital.

Ao decidir pela liberdade, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro estabeleceu que será preciso cumprir algumas medidas. Elas são o recolhimento domiciliar noturno, a proibição de contato com outros investigados e também que os dois terão que comparecer mensalmente em juízo.

Pedro Fernandes Foto: Divulgação

Além de Pedro Fernandes e Cristiane Brasil, foram beneficiados ainda Flávio Salomão Chadud, João Marcos Borges Mattos e Mario Jamil Chadud.

De acordo com o Ministério Público e a Polícia Civil, o esquema do qual Cristiane Brasil é acusada de fazer parte pode ter promovido desvios de R$ 30 milhões dos cofres públicos entre 2013 e 2018. De acordo com as investigações, a ex-deputada teria praticado atos entre maio de 2013 e maio de 2017, quando esteve em secretarias municipais nas gestões de Eduardo Paes e de Marcelo Crivella.

Já sobre Pedro Fernandes, o MP o coloca como o suposto chefe de uma organização criminosa que fraudava licitações para projetos sociais que envolviam a Fundação Leão XIII, da qual Fernandes foi presidente. O MP classificou o órgão como “uma verdadeira máfia” que sustentava grupos criminosos através de propinas e ganhos políticos.

Leia também1 Justiça do Rio nega prisão domiciliar para Cristiane Brasil
2 PTB desiste de lançar candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro
3 Ex-secretário de Educação do RJ, Pedro Fernandes é preso
4 Deputado pede investigação de juízes do caso de chefão do PCC
5 Exaltado, Luiz Fux diz que André do Rap "debochou da Justiça"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.