Leia também:
X Folha de SP ‘mata’ 224 milhões de brasileiros e vira piada

Justiça do Rio intima Cedae a entregar relatórios de água

Desde o início do ano, moradores do RJ voltaram a reclamar da qualidade da água

Pleno.News - 07/02/2021 18h01 | atualizado em 08/02/2021 13h00

Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae)
Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) Foto: Agência Brasil

A Justiça do Rio de Janeiro determinou à Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) que apresente relatórios com as reclamações sobre a presença de gosto ou cheiro diferentes na água distribuída à região metropolitana da capital fluminense, além das queixas sobre desabastecimento. A decisão foi proferida em ação movida pela Defensoria Pública do Rio junto ao Ministério Público do Estado.

Um ano depois da chamada “crise da geosmina”, que deixou a água distribuída no Rio com cheiro e gosto de terra, moradores de ao menos 50 bairros relataram, no final de janeiro, que voltaram a perceber a característica na água distribuída pela companhia estadual.

Tanto a Defensoria quanto a Promotoria acionaram a Justiça, cobrando a apresentação dos relatórios de reclamações feitas à Cedae, incluindo as informações relacionadas ao tempo de resolução e providências adotadas para contornar a situação. As informações serão utilizadas para fixar a extensão da multa que será executada contra a companhia.

A decisão determina ainda que a Cedae deverá informar a metodologia e os critérios de análise de parâmetros de gosto e de odor da água entregue aos consumidores, com objetivo de se poder analisar os demais pedidos feitos pela Defensoria e pela Promotoria.

Um dos pedidos visa garantir desconto imediato de 25% nas contas dos clientes da Cedae afetados pela falta de água ou problemas de potabilidade.

Após a divulgação das primeiras reclamações pela imprensa, no final de janeiro, a Cedae afirmou que adotou medidas para eliminar qualquer alteração de gosto e cheiro da água distribuída.

*Estadão

Leia também1 Cedae: Moradores do Rio voltam a sofrer com "água suja e fedida"
2 Concessão da Cedae: BNDES e RJ chegam a acordo sobre tarifa
3 Ministério da Saúde pede reforço de R$ 5,2 bi para leitos de UTI
4 Petrobras rebate Doria sobre o preço do diesel nas refinarias
5 Paes proíbe oficialmente desfiles de escolas de samba e de blocos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.