Leia também:
X Procon-MG decide multar Americanas em R$ 11 milhões

Justiça de SP não aceita pedido de prisão contra aluna da USP

Inquérito deve voltar para a Polícia Civil para que novas medidas sejam tomadas

Paulo Moura - 03/02/2023 13h51 | atualizado em 03/02/2023 14h20

Alicia Dudy transferiu valor de verba de formatura Foto: Reprodução/YouTube

A Justiça de São Paulo não aceitou o pedido de prisão preventiva feito pela Polícia Civil contra a estudante Alicia Dudy Müller Veiga, a aluna do curso de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) que desviou quase R$ 1 milhão da conta de formatura de sua turma. A decisão, tomada pelo juiz Fabio Pando de Matos, concordou com o posicionamento do Ministério Público.

No dia 31 de janeiro, o MP havia se posicionado contra a prisão e pediu que o inquérito que apura a conduta da estudante voltasse para a Polícia Civil. Na ocasião, o promotor Fabiano Severiano, responsável pelo caso, apontou que Alicia teria cometido crimes de estelionato e não de apropriação indébita, como apontado pela polícia.

Na decisão publicada nesta quinta-feira (2), o magistrado aceitou a solicitação do MP e determinou que a apuração retorne para a Polícia Civil para que sejam adotadas as medidas solicitadas pelo Ministério Público. O prazo para a realização dessa apuração da polícia, de acordo com o juiz, é de 30 dias. Apenas quando os novos procedimentos forem realizados é que a prisão será analisada.

SOBRE O CASO
De acordo com membros da comissão de formatura, o dinheiro para a cerimônia de conclusão do curso de Medicina da turma de Alicia vinha sendo arrecadado pela empresa Ás Formaturas há quatro anos. No fim de 2021, ainda como presidente da comissão, a universitária solicitou a transferência dos valores para uma conta pessoal dela sem o aval de outros estudantes.

No último dia 6 de janeiro, Alicia informou, por meio de uma mensagem de WhatsApp no grupo da comissão, que havia perdido todo o dinheiro. Aos colegas, Alicia declarou inicialmente que sacou o dinheiro da conta da empresa porque ela não estava prestando um bom serviço e decidiu investir o recurso junto à corretora Sentinel Bank, de quem teria, posteriormente, sofrido um golpe.

No entanto, ao prestar depoimento à Polícia Civil no dia 19 de janeiro, a estudante confirmou que realmente desviou os valores que seriam usados para a festa de formatura por entender que os recursos não estavam sendo bem administrados pela empresa contratada, mas justificou que fez “aplicações ruins” e acabou perdendo o dinheiro.

Leia também1 Flamengo chega ao Marrocos para disputar o Mundial
2 Gilmar: "A gente estava sendo governado por gente do porão"
3 Moraes reage a falas de do Val e ironiza: "Operação Tabajara"
4 Dono formal do sítio de Atibaia foi convidado para posse de Lula
5 Funcionários da Americanas e sindicatos protestam no Rio

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.