Leia também:
X Maioria do STF vota por enviar nova denúncia à Câmara

Justiça condena Sérgio Cabral a 45 anos de prisão

Ex-governador do Rio foi acusado de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha

Henrique Gimenes - 20/09/2017 20h55 | atualizado em 24/09/2017 11h15

Justiça condena Sérgio Cabral a 45 anos de prisão

O juiz Marcelo Brêtas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, condenou, nesta quarta-feira (20), o ex-governador do estado, Sérgio Cabral Filho, a 45 anos e dois meses de prisão. Ele foi acusado pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha na Operação Calicute, um desdobramento da Lava Jato.

Outras 11 pessoas também foram condenadas, entre elas, a esposa de Cabral, Adriana Ancelmo, sentenciada a 18 anos e três meses de prisão. De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), o grupo desviava verbas de contratos do governo estadual com empreiteiras. Somente Andrade Gutierrez e Carioca Engenharia teriam repassado cerca de R$ 30 milhões no esquema.

Na condenação, o juiz Marcelo Bretas afirma que o ex-governador é o “idealizador do gigante esquema criminoso institucionalizado no âmbito do Governo do Estado do Rio de Janeiro”. Para o juiz, Cabral “era o chefe da organização, cabendo-lhe essencialmente solicitar propina às empreiteiras que desejavam contratar com o Estado do Rio de Janeiro, em especial a Andrade Gutierrez, e dirigir os demais membros da organização no sentido de promover a lavagem do dinheiro ilícito”.

O ex-governador ainda terá que pagar multa. A defesa afirmou que irá recorrer da sentença.

 

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.