Leia também:
X Depois de críticas por defender o aborto, Lula afirma ser contra

Jovens fazem TikTok cheirando pó de corretivo líquido. Entenda!

Especialista ressalta que a inalação do corretor líquido pode causar danos para a saúde

Paulo Moura - 07/04/2022 11h35 | atualizado em 07/04/2022 12h25

Uso de corretivo imitando cocaína ganhou repercussão nas redes Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma tendência compartilhada nas redes sociais tem deixado pais preocupados em vários estados do Brasil. Em gravações que circulam na internet, principalmente em publicações do TikTok, alunos aparecem cheirando pó de corretor líquido, em uma prática que parece imitar o uso de cocaína. Em alguns vídeos, os estudantes aparecem utilizando o item até mesmo em sala de aula.

Nas redes sociais, há diversos relatos de estudantes que estariam realizando a chamada “trend”, nome dado para uma tendência que é compartilhada nas redes e repetida por outros usuários. Nas publicações, existem registros de expulsões, processos e até a presença de policiais nas escolas.

Usuário do Twitter fala sobre a chamada “trend do corretivo” Foto: Reprodução/Twitter

Em razão da repercussão da prática nas redes sociais, escolas decidiram alertar sobre o assunto. Em São Paulo, a Escola Estadual Comendador Guilherme Giorgio, na Zona Leste, pediu aos pais para que fiquem atentos com os conteúdos que os filhos têm acessado na internet.

– Fiquem atentos aos celulares e conteúdos que os filhos têm acesso na internet. Estamos de olho em nossos alunos, caso ocorra dentro de nossa unidade os pais ou responsáveis serão chamados na escola – declarou a instituição.

Aluno pinta superfície com corretivo Foto: Reprodução/Redes Sociais

RISCOS PARA A SAÚDE
A prática de cheirar o corretivo consiste em aplicar o líquido corretor em uma superfície, aguardar a secagem, e depois raspá-lo para que ele fique semelhante à cocaína. Ao portal G1, o otorrinolaringologista Eduardo Macoto ressalta, porém, que a inalação do corretor líquido pode causar danos.

– Essas partículas mantidas no nariz podem provocar irritação na mucosa, levando ardor, dor e sangramento nasal, que podem ser tratadas com limpeza nasal com soluções salinas. Elas também podem provocar doenças, como a exacerbação de quadros de rinite alérgica, episódios de rinossinusite aguda, ou até intoxicação – diz o especialista.

Trend em que alunos usam pó de corretivo para simular cocaína Foto: Reprodução/Redes Sociais

Macoto, que também é diretor da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia Cérvico-Facial (Arbol-CCF), ressalta ainda que “toda substância estranha ao nosso corpo que entra no nariz pode produzir algum mal”.

– Em condições normais, a inalação de partículas de poluição ocorre em pequena quantidade, portanto o nariz consegue remover adequadamente essas partículas. Entretanto, nesta prática de inalar pó de corretivo, a quantidade de partículas é muito maior, então o nariz pode não conseguir depurar completamente essa quantidade aspirada – aponta.

Na composição do corretivo líquido estão presentes substâncias como óxido de titânio, responsável pela cor branca na maioria das tintas, e etanol, que funciona como um solvente, garantindo a secagem rápida do produto. De acordo com Macoto, eventuais efeitos psicoativos do corretivo no organismo dependeriam da fórmula de cada produto.

Alunos usam pó de corretivo para simular cocaína Foto: Reprodução/Redes Sociais

CASOS NOS ESTADOS UNIDOS NA DÉCADA DE 80
Uma reportagem do jornal norte-americano The New York Times, publicada em 1984, já relatava problemas de saúde causados pela inalação de corretivo. No texto, a publicação ressaltava que um agente secante que existia na fórmula de um dos produtos da época poderia ser responsável por problemas no coração. Fabricantes teriam incluído um forte aroma na fórmula por causa disso.

Outra matéria, publicada pela agência Associated Press em 1985, também chegou a abordar o tema. Na ocasião, médicos do estado norte-americano do Novo México relataram o mesmo problema entre adolescentes.

Leia também1 Filho do presidente, Jair Renan Bolsonaro deve depor à PF hoje
2 Polícia apreende maconha em pacotes com foto de Neymar
3 Guilherme Serrano é nomeado como presidente do INSS
4 Folha volta a utilizar "despiora" para se referir a Bolsonaro
5 Vereador Gabriel Monteiro é alvo de operação da Polícia Civil do RJ

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.