Leia também:
X Mãe de Miguel pede que encerrem vaquinha virtual

Jovem vence a Covid após sofrer um ataque cardíaco

Hermes de Araújo é mais um brasileiro a se recuperar da doença

Pleno.News - 07/06/2020 10h22 | atualizado em 07/06/2020 10h23

Hermes de Araújo venceu o coronavírus Foto: Reprodução

De família piauiense, da capital Teresina, e com ramificações em Minas Gerais, Hermes de Araújo Freitas Filho, de 28 anos, mora sozinho em São Paulo há pouco menos de cinco anos e se acostumou a se virar sozinho no dia a dia. Mas a Covid-19 o pegou de tal forma que precisou ficar nove dias internado, sendo quatro na UTI, com o agravante de ter sofrido um ataque cardíaco. Mas ele conseguiu sair da situação sem maiores complicações.

– Como moro sozinho, só saio de casa a cada três semanas para comprar os mantimentos. Provavelmente, eu tenha me contaminado na última vez em que fui ao supermercado, no dia 3 de maio – resigna-se o headhunter (caçador de talentos), que diz ter começado a sentir os sintomas no dia 17 de maio (domingo).

Ele acordou naquele dia sentindo-se estranho, com febre, dores no corpo e um cansaço fora do normal, mesmo sem fazer esforço. No dia seguinte, ele foi ao Pronto-Socorro do Hospital Albert Einstein, onde fez o teste da Covid, que deu resultado positivo após 48 horas. Foi justamente quando os sintomas começaram a piorar.

– Passei a ter falta de ar e náuseas e vômitos. Não podia beber um copo de água que 10, 20 minutos depois estava vomitando. Na quarta-feira, fui ao Hospital Sírio Libanês para fazer exames e tomar soro. Me receitaram remédios e repouso. Mas continuei mal e vomitei até os remédios – lembra Hermes.

Ainda mal, ele voltou ao hospital no sábado seguinte, quando o médico voltou a medicá-lo e mandá-lo de volta para casa.

– Melhorava quando ia ao hospital, mas voltava para casa e desandava tudo. Então, decidi pela internação.

Ele foi internado na segunda-feira. Na terça, com a oxigenação do sangue muito baixa e uma grande mancha no pulmão direito, foi levado para a UTI, sempre com respirador.

– No segundo dia lá, tive um princípio de ataque cardíaco de madrugada e perdi a consciência. Quando acordei, os médicos e enfermeiros estavam do meu lado. Eles explicaram que havia tido um ataque cardíaco e que era para eu ficar calmo e buscar melhorar.

Com o tratamento, Hermes foi melhorando gradativamente. A mancha no pulmão se dissipou e a respiração foi se restabelecendo pouco a pouco. Com isso, os aparelhos de respiração foram sendo retirados pelos médicos.

Após a alta, na última quarta-feira (3), ele agora faz acompanhamento duas vezes por dia com uma fisioterapeuta e um médico, por telemedicina.

– Está sendo tranquilo. Ao menor sinal de qualquer problema eu já corro de imediato para o hospital.

* Folhapress

Leia também1 Fabiana Anastácio não gravou áudio sobre coronavírus
2 Bolsonaro explica mudança em atualização da Covid-19
3 Rússia registra segundo medicamento contra Covid-19
4 Governo envia equipamentos contra Covid para o Amazonas
5 "A vacina da Covid-19 pode ser facilmente produzida"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.