Leia também:
X Juliana Salles, acusada pela morte dos filhos, sai da prisão

Israelenses deixam Brasil neste 7º dia de buscas em MG

Equipes brasileiras continuam os trabalhos de resgate em Brumadinho

Camille Dornelles - 31/01/2019 08h55 | atualizado em 31/01/2019 09h44

Tropa de Israel deixa o Brasil nesta quinta-feira Foto: Embaixada de Israel/David Atar

O trabalho de resgate das vítimas e sobreviventes em Brumadinho, Minas Gerais, entrou no sétimo dia nesta quinta-feira (31). As tropas de Israel não auxiliam os socorristas brasileiros neste dia. A previsão da retirada dos 136 israelenses é às 15h desta quinta.

Os militares receberam uma cerimônia de despedida em Belo Horizonte, no quartel do 12º Batalhão do Exército Brasileiro. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o embaixador israelense, Yossi Shelley, estiveram presentes.

O Exército de Israel emitiu uma nota oficial sobre a saída das tropas.

Em coordenação com as autoridades no Brasil e com o comandante da operação de resgate no Brasil, foi decidido que a missão da delegação israelense chegou ao seu fim com sucesso nesta etapa da operação de resgate. Os comandantes brasileiros elogiaram a delegação israelense pela grande e importante contribuição profissional para a operação de resgate. A delegação israelense transferirá a responsabilidade de maneira ordenada para a equipe de resgate brasileira e retornará a Israel.

A embaixada israelense deseja parabenizar as forças de resgate brasileiras e israelenses por seu trabalho e por traduzir de palavras para ações a profunda amizade entre o povo brasileiro e o israelense.

VÍTIMAS DA TRAGÉDIA
O último boletim atualizado aponta para 99 mortos e 259 desaparecidos. As equipes de resgate se dividem entre área quente (com mais chance de encontrar pessoas e também as de acesso mais difícil) e área morna.

Bombeiros, policiais e militares se concentram na área quente enquanto voluntários podem atuar na área morna. A Defesa Civil contabilizou 600 pessoas cadastradas como voluntários na operação e diz que ainda há vagas, mas a preferência para atuação é para moradores, que conhecem a área.

O porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, tenente Pedro Aihara, informou que 15 corpos foram resgatados nesta quarta, dez deles estavam dentro do refeitório da Vale.

– Determinamos 18 pontos de busca ao longo do trajeto dos resíduos e não existe nenhuma área neste momento que não conte com equipes de busca e de resgate – apontou.

As buscas foram interrompidas temporariamente ao longo do dia devido à intensa chuva que atinge a região, mas, segundo as autoridades locais, ela não influenciou de maneira significativa no trabalho comandado pelo Corpo de Bombeiros. Mesmo assim, a chance de encontrar sobreviventes é muito pequena.

*Atualizada às 9h20

Leia também1 Em Brumadinho, corpo de jovem arquiteto é encontrado
2 Chuva de granizo atrapalha buscas em Brumadinho
3 Militar de Israel comenta atuação em Brumadinho

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.