Leia também:
X Após passar pelo RJ, princesa Mako conhece São Paulo

Instituto não abre após aviso de protestos contra exposição

Mostra polêmica sobre ânus recebeu recursos públicos do governo da Bahia

Camille Dornelles - 23/07/2018 10h18 | atualizado em 23/07/2018 10h19

Instituto Goethe não abre após avisos de protestos contra exposição Cu é Lindo Foto: Instituto Goethe/Caroline Paternostro

O Instituto Goethe (Instituto Cultural Brasil Alemanha – Icba) informou, no sábado (21), que não abriu as portas no fim de semana por medo de protestos. Uma manifestação convocada pelo Movimento Brasil Livre (MBL) foi marcada na sexta-feira (19) contra a exposição Cu é Lindo, assinada por Kepler Reis.

Os manifestantes se unem a parlamentares para protestar contra o aporte de R$ 131 mil dados pelo Governo do Estado da Bahia para que a mostra, que traz fotografias sobre ânus, fique em cartaz até o dia 12 de agosto.

– O Instituto Goethe tem recebido mensagens negativas referentes ao projeto, que propõe um exercício de desnaturalização das relações entre sexo, gênero, visualidade, raça e poder. Em nenhum momento foi intenção do projeto ou do Instituto ofender. Respeitamos todas as crenças, manifestações e liberdade de expressão. O Instituto Goethe, como instituição cultural presente em mais de 90 países, dialoga intensamente com as sociedades locais e fomenta o debate, participação e atuação artística e cultural – informou a assessoria do Instituto, por nota.

No sábado, cerca de dez policiais militares foram chamados e estavam em frente ao espaço para conter a ação. A manifestação, no entanto, foi pacífica. Apesar dos protestos, o espaço informou que continuará a exibição da mostra Cu é Lindo a partir desta segunda-feira (23).

– Continuaremos com nossos esforços de incentivo à discussão e ao intercâmbio entre culturas, visões artísticas e diferentes formas do pensar. Continuamos a acreditar que a melhor forma de lutar contra a intolerância é a educação e a promoção do diálogo – declarou.

Leia também1 Vereadores repudiam auxílio público a exposição sobre ânus
2 Após passar pelo RJ, princesa Mako conhece São Paulo
3 Classificação indicativa obrigatória já vale em SP

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.