Leia também:
X Polícia Federal aponta que lobista orçava valores por decisões no STJ

Infecção hospitalar afeta 33 trabalhadores de hospital do ES

Três estão na UTI

Pleno.News - 27/10/2025 15h01 | atualizado em 27/10/2025 16h26

Hospital Santa Rita de Cássia Foto: Google Street View

Um surto intra-hospitalar levou 33 profissionais de uma ala de internação oncológica do Hospital Santa Rita de Cássia, em Vitória (ES), a apresentarem sintomas respiratórios semelhantes aos de uma pneumonia. Até a manhã desta segunda-feira (27), seis pessoas continuavam internadas, sendo três em unidade de terapia intensiva (UTI).

Outros 12 funcionários que circularam pela ala, nos últimos dias e tiveram sinais suspeitos, também foram internados para monitoramento.

– As contaminações não ocorreram de pessoa para pessoa. Não há risco em frequentar o hospital nem necessidade de uso de máscaras neste momento. O problema ficou restrito à ala de internação onde o surto foi identificado, que, por precaução, está interditada, assim como um centro cirúrgico – destacou a infectologista Carolina Salume, coordenadora de Controle de Infecção Hospitalar do Santa Rita, em coletiva de imprensa realizada nesta segunda.

O caso é investigado pela Secretaria da Saúde do Estado do Espírito Santo (Sesa-ES), mas a causa exata do surto ainda é desconhecida. A expectativa é de que a análise seja concluída até o fim desta semana.

– Já investigamos diversos vírus, como coronavírus e influenza A e B, e descartamos essas possibilidades. Agora, estamos investigando bactérias e fungos – disse Tyago Hoffmann, secretário de Estado da Saúde, também durante a coletiva.

– Os testes estão sendo realizados no Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) e na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com análise para quase 300 patógenos. Também trabalhamos com a hipótese de uma causa ambiental, motivo pelo qual colhemos amostras de superfícies, de água, mobiliário e do sistema de ar-condicionado – adicionou.

O hospital segue funcionando normalmente, com a realização de cirurgias, exames e tratamentos oncológicos.

*AE

Leia também1 Anemia pode causar problemas graves no coração; saiba quais são
2 AVC mata uma pessoa a cada seis minutos no Brasil; saiba mais
3 Anvisa proíbe emagrecedores, suplementos e adoçante
4 Já fez o check-up hoje? Médicos revelam dez mentiras
5 OMS alerta sobre superbactérias resistentes a antibióticos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.