Leia também:
X Redes sociais se mobilizam em apoio ao Veto 52 de Bolsonaro

Igreja promete unção contra o coronavírus e é investigada

Instituição pode responder por charlatanismo

Rafael Ramos - 03/03/2020 11h42 | atualizado em 03/03/2020 11h44

Igreja pode responder por charlatanismo Foto: Reprodução

A Catedral Global do Espírito Santo, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, está sendo investigada pela Polícia Civil por causa de um culto realizado neste domingo (1º) prometendo imunização contra o coronavírus. O convite dizia que haveria “unção com óleo consagrado no jejum para imunizar contra qualquer epidemia, vírus ou doença” demonstrando assim “o poder de Deus contra o coronavírus”.

A delegada Laura Lopes, da 4ª Delegacia de Porto Alegre, disse que foi instaurado um inquérito para investigar se houve crime de charlatanismo previso no artigo 283 do Código Penal. A pena para quem anuncia cura “por meio secreto ou infalível” pode variar de três meses a um ano e o réu ainda é sujeito à multa.

– Policiais foram ao culto para verificar, mas naquele momento não foi identificado crime. Optamos por instaurar o inquérito em virtude da divulgação que estão fazendo sobre a imunização contra o vírus e outras doenças – explicou Lopes.

O presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremers), Eduardo Trindade, classificou a situação como preocupante. Trindade chegou chegou a solicitar auxílio do setor jurídico do Cremers para tomar providências, mas vai aguardar o desfecho do inquérito aberto pela Polícia Civil.

– Ninguém é contra e espiritualidade e a religiosidade das pessoas. Sabemos que a fé, independentemente do credo, pode trazer benefícios para a saúde, mas, de forma alguma podemos dizer que água benta ou um passe espiritual tem poder de cura. Isso pode ser complementar ao tratamento médico convencional – pondera o presidente do Cremers.

Leia também1 Coronavírus pode adiar os Jogos Olímpicos de Tóquio
2 Nego do Borel participa de culto e diz que aceitou Jesus
3 Jornal italiano diz que papa não está com coronavírus

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.