Leia também:
X Internada, Zambelli agradece por orações e votos de melhora

Hospital afasta funcionária por bebê queimado em banho

Sindicância sobre o caso deve ser concluída na terça-feira

Pleno.News - 24/08/2020 18h53 | atualizado em 24/08/2020 18h57

Bebê de seis meses sofre queimaduras em hospital Foto: Reprodução

O Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho (Getulinho), em Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, decidiu pelo afastamento imediato de uma enfermeira envolvida no caso de uma bebê que sofreu queimaduras durante internação no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da unidade. Uma sindicância já foi aberta e deve ser concluída na terça-feira (25).

– A direção do hospital determinou o imediato afastamento da funcionária envolvida no caso. Foi aberta uma sindicância para apurar responsabilidades, que poderá resultar, inclusive, na demissão dos responsáveis por justa causa, diante a gravidade do fato. A previsão de conclusão é na próxima terça-feira (25.08) – informou uma nota.

Todos os profissionais que atenderam a criança foram ouvidos.

A direção do hospital informou que o resultado da sindicância poderá gerar a demissão por justa causa de todos os responsáveis pelas queimaduras. De acordo com o Getulinho, a família tem recebido apoio.

– Vale ressaltar ainda que a direção do hospital, equipe médica responsável pelo tratamento da paciente, psicólogos e assistentes sociais se reuniram com a família em diversas ocasiões nos últimos dias. Foi também oferecido apoio psicológico para a família – destacou o hospital.

A neném se chama Juliana Duarte Anastácio. Ela tem 6 meses e, segundo os médicos, sofreu queimaduras após passar por um banho. A mãe da criança, Luara dos Santos, disse que o fato aconteceu na última terça-feira (18).

Luara contou ao portal G1 que sua filha tem meningite e microcefalia e, por isso, precisa de internações frequentes. A mãe relatou que, na terça, precisou ir em casa para tomar banho e depois voltou ao hospital, onde encontrou a filha toda enfaixada. Ao perguntar sobre o que havia acontecido, ouviu dos médicos que a filha “tinha se queimado durante um banho”.

A 78ª DP (Fonseca) está responsável pelas investigações.

O banho foi dado com a temperatura da água bem acima do nível recomendado. Segundo a Polícia Civil, o líquido estaria em cerca de 50°C, índice bastante superior aos 36°C, que é o máximo indicado.

O delegado que apura o caso, Luiz Jorge Rodrigues, afirmou que a enfermeira responsável pelo banho já foi identificada e prestou depoimento na quinta-feira (20), dia em que o caso veio à tona. As queimaduras atingiram as pernas, virilha, genitália, nádegas e parte da barriga da criança. Uma perícia realizada na tarde de quinta apontou a água quente como causa dos ferimentos.

Leia também1 Bebê foi queimada em hospital por causa de banho de 50°C
2 Bebê de apenas seis meses sofre queimadura em hospital
3 Município deve indenizar em R$ 10 mil gari que perdeu dedo
4 Pais de Miguel processam Sari Corte Real e pedem R$ 987 mil
5 Garoto leva choque e morre após usar celular carregando

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.