Leia também:
X RJ: Polícia investiga caso de mãe que jogou água fervendo na filha

Hospitais de SP têm alta de 20% nas internações por Covid-19

Levantamento é referente à rede privada

Pleno.News - 21/06/2021 16h16 | atualizado em 21/06/2021 16h45

Oito a cada dez hospitais privados de SP apontaram aumento nas internações por Covid Foto: EFE/Alessandro Di Marco

Levantamento realizado pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SindHosp) indicou aumento de 20% nas internações para leitos clínicos para Covid-19 nas últimas duas semanas. Segundo pesquisa realizada em 18 de junho, oito em cada dez hospitais apontaram ocupação superior a 80%. Já nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), houve queda de 6% nos internados.

Para Francisco Balestrin, presidente do SindHosp, o aumento das internações clínicas pode indicar que os casos estão chegando aos hospitais com menor gravidade.

– Mas esse recuo de 6% nas internações em UTI não alivia a pressão sobre o sistema de Saúde. Continuamos no limite – afirmou o presidente.

A pesquisa realizada em 101 hospitais privados do estado de São Paulo, que somam 4.089 leitos de UTI para Covid e 9.593 leitos clínicos para a doença, mostrou ainda uma diminuição na faixa etária dos pacientes internados nos últimos 18 dias. Mais da metade (ou seja, 57%) deles têm entre 40 e 50 anos. Além disso, 32,29% dos pacientes têm entre 40 e 49 anos e apenas 19,77%, 60 anos ou mais.

Sobre a duração do estoque de medicamentos utilizados nos procedimentos de intubação, 47% dos hospitais privados disseram ter capacidade para até um mês. Para 30% deles, o estoque de oxigênio possibilita a assistência, em média, entre 10 e 15 dias.

Já o custo do “kit intubação” continua em alta. De acordo com o levantamento, 65% dos hospitais detectaram aumento de preços dos medicamentos para essa finalidade, sendo que 79% afirmaram que esse reajuste foi superior a 100%.

CIRURGIAS ELETIVAS
Na opinião de Balestrin, outro grave problema indicado pela pesquisa se refere ao cancelamento de cirurgias eletivas.

– 51% dos hospitais informaram cancelamento de cirurgias, sendo que, destes, 66% contabilizam o cancelamento de até 50% das cirurgias A consequência será o agravamento e/ou cronificação de doenças nos próximos meses – avaliou Balestrin.

*AE

Leia também1 Mourão: 500 mil mortos por Covid é 'retrato da desigualdade'
2 Aguinaldo Silva sobre Coronavac na Europa: 'Aqui não vale'
3 Variante Delta da Covid circula em 92 países e preocupa a OMS
4 Vídeo de morcegos em Wuhan retoma polêmica sobre origem do coronavírus
5 "Ser vacinado não é carta de alforria", diz médica da Fiocruz

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.