Leia também:
X PM liberta mãe e filhos mantidos em cárcere privado há 17 anos

Homem tenta operar o nariz em casa e acaba internado em SP

Cirurgua malsucedida ocorreu no dia 21, quando homem deu entrada no hospital. Ele teria se guiado por vídeos do Youtube

Gabriel Mansur - 28/07/2022 21h11 | atualizado em 29/07/2022 11h57

Homem é internado após rinoplastia caseira Foto: Reprodução/Prefeitura de São Paulo

Um homem tentou fazer uma rinoplastia caseira e, após o procedimento malsucedido, foi internado com ferimentos em uma unidade de saúde, na Zona Sul de São Paulo. O paciente teria se guiado por vídeos publicados na internet para fazer a “cirurgia”. O caso aconteceu na última quinta-feira (21).

Segundo o portal Metrópoles, o homem teria usado álcool 70% para higienizar o nariz durante a “plástica”. Ele ainda teria relatado aos médicos que não usou luvas, utilizou anestésico veterinário, fez a “sutura com fio absorvível e super bonder” e não teria limpado o sangue “para não abrir os pontos”.

Ele não teve dificuldades para encontrar um “guia” sobre o procedimento, visto que, atualmente, diversos vídeos caseiros sobre como fazer cirurgias para modificar a estética nasal, principalmente para reduzir ou afinar o tamanho do nariz, estão disponíveis em plataformas da internet. Em alguns casos, os usuários tentam repetir os procedimentos cirúrgicos e hospitalares, realizados por médicos qualificados, nas filmagens feitas em casa.

Procurado pelo G1, o YouTube Brasil informou que todos os conteúdos “precisam seguir nossas Diretrizes de Comunidade, e não permitimos material que incentive atividades perigosas com risco de danos físicos graves ou de morte. Contamos com uma combinação de sistemas inteligentes, revisores humanos e denúncias de usuários para identificar conteúdo suspeito e remover o que esteja em desacordo com nossas políticas assim que localizado. Os vídeos enviados pela reportagem estão em análise”.

Após repercussão do caso, a Prefeitura de São Paulo também se manifestou. O órgão confirmou que o homem foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campo Limpo e, posteriormente encaminhado ao Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha, para que fosse realizada a limpeza do ferimento. O homem foi orientado a receber atendimento psicológico.

– A pasta esclarece que, após ser acolhido pela equipe médica de saúde mental, o paciente passou por atendimento da equipe de bucomaxilofacial (BMF), que realizou a limpeza do ferimento, curativo e orientação quanto aos cuidados necessários. A SMS reforça que o paciente recebeu alta hospitalar no mesmo dia, além de encaminhamento para retorno com a especialidade BMF. Ele foi encaminhado para também seguir atendimento na rede com serviço de psicologia – diz a nota.

PROCEDIMENTO MÉDICO
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a rinoplastia é um ato exclusivamente médico, e inclusive, o procedimento necessita de um profissional especializado para ser realizado. Dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, na sigla em inglês) divulgados em 2021, apontam que a rinoplastia é o quarto procedimento estético cirúrgico mais comum no mundo, e representou 8,4% das cirurgias plásticas realizadas em 2020.

De acordo com o órgão, em 2020, o Brasil foi o país que mais realizou cirurgias no rosto. Conforme o levantamento do ISAPS, 87.879 rinoplastias foram feitas no país naquele ano. Em segundo lugar vem a Turquia, com 66.950 e, em terceiro, os Estados Unidos, com 55.436.

Leia também1 Após tatuagem polêmica, Anitta lança colônia para região íntima
2 Patrícia Ramos revela que teve princípio de depressão e Diogo Vitório teve paralisia facial
3 Telão desaba e atinge membros da banda Mirror em show
4 Roberto Carlos recusa dar flor a fã que tentou puxar sua mão
5 Varíola dos macacos: OMS pede que gays reduzam parceiros

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.