Leia também:
X Malafaia ironiza Felipe Neto após defesa de gastos com hotel

Homem acusado injustamente de roubo morre após agressões

Osil Vicente Guedes, de 49 anos, morreu neste domingo em Guarujá

Pleno.News - 08/05/2023 08h27 | atualizado em 08/05/2023 14h05

Homem morreu após sofrer agressões Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal // Reprodução/Vídeo Redes Sociais

Osil Vicente Guedes, de 49 anos, teve a morte confirmada neste domingo (7) após ser vítima de agressão no meio da rua em Guarujá, na Baixada Santista. Ele foi acusado injustamente de roubar uma moto e espancado na última quarta-feira (3). O dono do veículo informou à Polícia Militar ter emprestado a moto ao homem.

Osil estava internado desde a agressão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santo Amaro, em Guarujá, onde foi declarada, na noite do último sábado (6), a morte encefálica. Ele foi atacado com pedaços de madeira e capacete por três pessoas, segundo mostra um vídeo gravado por celular.

– Não está bom para ladrão de moto, não. Ladrão de moto está se lascando – diz o autor da gravação.

Nas imagens, é possível notar um homem caído no chão, que é acertado com um capacete na cabeça e que depois recebe um tapa na nuca de outro agressor. Para finalizar, ele é arrastado e arremessado no chão por um outro rapaz. O linchamento ocorreu no bairro Pae-Cará.

Testemunhas relataram à Polícia Militar que as agressões começaram após um grito de “pega ladrão” direcionado a Osil. Mas, após averiguação da Polícia Civil, o dono da moto afirmou que havia emprestado o veículo a Osil naquele mesmo dia e que mantinha contato há anos com a vítima.

O proprietário da motocicleta, cuja identidade não foi revelada, ainda definiu Osil como uma “pessoa trabalhadora e que não se metia em confusão”. Osil atuava na área de reciclagem. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo disse, em nota, que foi comunicada da morte da vítima neste domingo.

– A natureza da ocorrência foi modificada para homicídio e o irmão da vítima foi ouvido. Diligências prosseguem visando ao esclarecimento dos fatos – diz o texto.

LINCHAMENTO DE DONA DE CASA CHOCOU GUARUJÁ HÁ NOVE ANOS
Foi também em Guarujá que Fabiane Maria de Jesus, há nove anos, foi vítima de uma notícia falsa postada em maio de 2014 no Facebook. A postagem viralizou, também no dia 3 de maio daquele ano, e ela foi confundida com uma suposta sequestradora de crianças para rituais de magia negra.

Fabiane foi amarrada e agredida por uma multidão após sair de casa no Bairro Morrinhos para ir à igreja. Ela ainda foi levada ao hospital, mas morreu dois dias depois. Fabiane era inocente, tinha duas filhas, uma de 13 anos e outra de 1 ano. O caso teve grande repercussão e se tornou emblemático de como a desinformação nas redes sociais pode resultar em violência.

*AE

Leia também1 Conservadores vencem eleição para Constituinte no Chile
2 Malafaia ironiza Felipe Neto após defesa de gastos com hotel
3 PT notifica Google por associar Lula à corrupção em busca
4 STF: Nunes Marques é atendido em hospital após cirurgia
5 Justiça autoriza encontros de grupo satânico em escola

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.