Hang alerta sobre golpe que usa sua voz para pedir doações
Criminosos teriam feito manipulações com inteligência artificial
Pleno.News - 28/05/2024 18h39 | atualizado em 28/05/2024 19h13

O empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, revelou que oportunistas estão usando sua voz em um golpe que pede doações para o Rio Grande do Sul. Um vídeo exibe a imagem de Hang, porém as palavras são manipulações de inteligência artificial.
– Utilizam a minha imagem, a imagem da nossa empresa, com inteligência artificial. A voz é minha, mas é tudo falso. Ou seja, as pessoas precisam, quando virem uma oferta muito boa, (…) checar no site oficial da empresa ou da pessoa, e lá bater se aquela informação realmente é válida – explicou o empresário ao programa Fantástico, de quem são as informações.
O golpe diz que o valor arrecadado com as vendas, segundo o anúncio, seria doado para ajudar as vítimas das enchentes.
Com vídeos divulgados nas redes sociais, golpistas vendiam produtos com valores muitos baixos daqueles praticados pelo mercado e prometiam que todo o dinheiro arrecadado seria doado para as vítimas da tragédia. Quem comprou, nunca recebeu.
Hang disse que mais de 5 mil consumidores que acreditaram nos anúncios falsos deram queixa nos últimos 20 dias. Segundo ele, a empresa já identificou e tenta derrubar cerca de 600 sites falsos.
Leia também1 Enchentes no RS causaram perda de mais de 200 mil carros
2 Advogado é executado com 23 tiros em frente a fórum em MG
3 Homem é flagrado vendendo água doada ao RS: “Admito”
4 Vencedor do BBB24 usou dinheiro das doações para ir ao RS
5 Bolsonaro inicia campanha de arrecadação de doações para o RS