Haddad sobre eleição em 2026: “Não existem só Lula e eu”
Ministro afirmou que esquerda "está cheia de gente boa que pode se apresentar"
Pleno.News - 12/05/2025 16h55 | atualizado em 12/05/2025 17h40

Ao falar sobre as eleições de 2026 com jornalistas nesta segunda-feira (12), o ministro da Fazenda Fernando Haddad sinalizou apoiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), frisando que quem está no cargo tem a prerrogativa de decidir se quer a reeleição. Ele frisou, no entanto, que outros nomes podem surgir eventualmente, mas tirou o seu próprio da discussão.
– Não existem só Lula e Fernando Haddad no mundo. Está cheio de gente boa que pode se apresentar. Eu não estou pensando em eleição em 2026. Eu estou com afazeres bastante importantes – descartou.
Questionado se assumiria a disputa presidencial ou um eventual cargo no Senado, ele descartou. O ministro da Fazenda afirmou que só topou concorrer no lugar de Lula em 2018 em “condições trágicas”, visto que o até então ex-presidente estava preso por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
– [Lula] Tem o direito de concorrer [à reeleição]. E ele disse para quem quis ouvir desde o começo do mandato: “Se eu estiver bem de saúde, vou concorrer”. Agora a prerrogativa é dele de decidir – adicionou.
Leia também1 Alexandre de Moraes arquiva inquérito contra Daniel Silveira
2 Flávio Bolsonaro critica Lula por sentar ao lado de ditadores
3 André Fernandes será relator do PL das ONGs em Comissão
4 Lula: "Não me conformo com a taxação imposta por Trump"
5 Na Rússia, Lula usa adereço de apoio ao regime Vladimir Putin