Leia também:
X Damares diz que governo não dará dinheiro para petista

Grafite com rosto de Greta Thunberg em MT será apagado

Arte também foi pichada com frase contra o ex-presidente Lula

Henrique Gimenes - 01/10/2019 15h36

Grafite com rosto de Greta Thunberg

Um grafite com a imagem da ativista sueca Greta Thunberg, 16, no município de Sinop (MT), a 500 km de Cuiabá, foi criticado por vereadores da região e alvo de vandalismo nesta terça-feira (1º). O rosto dela foi riscado com a frase “Lula tá preso babaca”. A prefeitura afirmou que a arte será apagada.

A imagem da jovem foi feita pelo artista acreano Matias Souza durante um evento de grafite na cidade mato-grossense. A ação tinha o objetivo de revitalizar o viaduto São Cristóvão. O artista diz ter levado menos de 24 horas, entre a última sexta-feira (27) e o sábado (28), para concluir a ilustração. A obra apareceu pichada apenas três dias depois.

Greta Thunberg começou a fazer greves pelo clima em agosto do ano passado, e desde então reuniu milhares de jovens pelo mundo na mesma causa e discursou na cúpula do clima da ONU.

Souza afirmou que decidiu pintar a ativista porque queria provocar uma reflexão.

– Como a Greta virou um rosto conhecido, quem visse o painel ligaria a imagem a questões ambientais – disse Souza.

Outra ilustração que também foi criticada na cidade é a do cacique Raoni Metuktire, feita pelo grafiteiro amazonense Raiz Campos. Raoni é considerado uma das maiores lideranças indígenas no país e se tornou alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro recentemente.

– Mato Grosso tem a região do Xingu e já viu muitos massacres e chacinas contra indígenas. Decidi pintar um representante da luta da região que dedicou sua vida à proteção dos povos nativos e do meio ambiente – diz o artista.

As ilustrações desagradaram representantes do agronegócio da região. Durante sessão na Câmara de Sinop na tarde de segunda-feira (30), parlamentares criticaram as duas ilustrações. O vereador Hedvaldo Costa (PR) afirmou que os grafites eram uma tentativa de os artistas classificarem os produtores rurais da região como “destruidores dos índios e da natureza”.

– Aqui é uma região de agronegócio, de pessoas que não destroem. Quem faz o agro está cumprindo a lei – disse Costa.

Segundo ele, os agricultores da região têm responsabilidade ambiental.

– Quiseram trazer suas ideologias para o patrimônio público de Sinop, ofendendo a administração da cidade – afirmou o parlamentar, que foi apoiado por alguns dos colegas.

O diretor de Cultura de Sinop, Daniel Coutinho, relatou que a imagem da ativista sueca será apagada na manhã desta quarta-feira (2).

– Eu me reuni com os organizadores do evento em Sinop e decidimos que a imagem dela será substituída por uma arara ou uma matrinxã, que é um peixe típico da região – apontou.

Em relação ao grafite de Raoni, ele diz que ainda não há definição se a imagem será apagada.

– Se os organizadores do evento entenderem que é melhor apagá-lo também, poderão fazer isso, mas o principal objetivo é apagarmos o da Greta – apontou.

Coutinho afirma que as imagens da adolescente e do cacique fugiram da proposta da intervenção.

– O objetivo era reproduzir a fauna e a flora da região, não ilustrar pessoas – diz.

Ele nega que a exclusão da imagem da ativista seja uma censura.

– É até mesmo uma forma de evitar novos atos de vandalismo, como as pichações que fizeram durante a madrugada – afirmou.

Souza discorda e diz ter sido censurado.

– Nenhum artista fica feliz em ter sua arte apagada, mas eu entendo que o Brasil vive um momento delicado em que os ânimos estão aflorados. Só me resta respeitar a decisão, embora eu discorde da atitude – destacou.

E ainda completou.

– Já estamos acostumados com os grafites apagados. Não é o que a gente quer, mas faz parte da nossa vivência – afirma Raiz Campos, autor do grafite de Raoni.

*Folhapress

Leia também1 SP: Adolescente confessa ter matado menina de nove anos
2 Moro demonstra preocupação com suicídio entre policiais

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.