Leia também:
X Genoma do vírus que infectou brasileiro é sequenciado em SP

Governo emite alerta para tempestades no Sudeste

Previsão é de chuva intensa nos próximos dias

Pleno.News - 29/02/2020 10h31

Região Sudeste pode enfrentar chuvas intensas nos próximos dias Foto: Pixabay

O governo federal emitiu neste sábado (29) alerta de chuvas intensas que devem ocorrer nos próximos dias nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo os órgãos envolvidos no monitoramento do tempo, enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra podem ocorrer até quarta-feira (4) em decorrência de tempestades. As informações são da Agência Brasil.

De acordo com órgãos federais, as informações foram remetidas para as Defesas Civis dos estados, que deverão tomar as providências preventivas cabíveis, como alertar pessoas que vivem em áreas de risco de desabamento sobre rotas de fuga e como buscar pontos seguros no caso de confirmação de desastres.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a Defesa Civil tem um serviço de alerta de desastres naturais que funciona por meio de mensagens de texto (SMS) no celular e mensagens nos canais de TV por assinatura. Para fazer o cadastro, é preciso enviar um SMS com cep do local para o número 40199. Em seguida, o cidadão receberá outro SMS com a confirmação do cadastro. Nas TVs, a mensagem aparecerá automaticamente na tela do aparelho. O serviço é grátis.

O monitoramento das chuvas é realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), além de mais dois órgãos que analisam riscos de desastres naturais.

Leia também1 Genoma do vírus que infectou brasileiro é sequenciado em SP
2 Ibama detecta óleo perto de navio encalhado no Nordeste
3 Contas de luz continuarão sem taxa extra em março

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.