Leia também:
X Pazuello afirma que crise no AM foi ‘situação desconhecida’

Governo do RJ entrega vacina de Oxford aos 92 municípios

Secretaria de Saúde montou grande operação para todas as cidades receberem as doses no mesmo dia

Monique Mello - 26/01/2021 16h54 | atualizado em 26/01/2021 18h00

Em aproximadamente nove horas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), distribuiu as doses da vacina Oxford/AstraZeneca para os 92 municípios do Estado. Uma grande operação, com helicópteros e caminhões, foi montada para que todas as cidades recebessem o imunizante nesta segunda-feira (25), com segurança e qualidade garantidas.

Às 6h, caminhões saíram da Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói, levando as vacinas para o Grupamento Aeromóvel (GAM) e para o 12º BPM da Polícia Militar. De lá, seguiram em cinco aeronaves – uma da Secretaria de Polícia Civil, duas do Corpo de Bombeiros e duas do governo do Estado – para 88 cidades das regiões Norte, Noroeste, Serrana, Baixada Litorânea, Médio Paraíba, Costa Verde, Centro Sul e Metropolitana I. Já as doses destinadas aos municípios do Rio, Niterói, São Gonçalo e Maricá foram levadas por caminhões até os destinos finais. Às 15h, em Teresópolis, as últimas doses foram entregues.

Durante a ação, foram entregues 176.220 doses aos 92 municípios do estado. Cerca de 4,8% das 185 mil doses recebidas do Ministério da Saúde ficam sob a guarda da SES, como reserva estratégica, armazenadas na CGA. A SES informa que fez essa opção de manter uma reserva estratégica mínima para atender aos municípios em casos de eventuais perdas de doses durante a aplicação e realizar as devidas correções tão logo os municípios enviem informações.

O Rio de Janeiro segue as recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. As vacinas Oxford/AstraZeneca são destinadas ao público prioritário, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde nos informes técnicos recebidos pela SES.

PÚBLICO ALVO

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde recebeu, no último domingo, informe técnico do MS e encaminhou as recomendações para aplicação da vacina aos municípios, por meio de uma nota informativa. Segundo a nota, os grupos prioritários permanecem os mesmos e incluem:

– pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições;
– pessoas maiores de 18 anos com deficiência vivendo em instituições;
– povos indígenas em terras indígenas;
– trabalhadores da saúde;
– profissionais de saúde envolvidos na vacinação dos grupos elencados;
– trabalhadores das instituições de longa permanência de idosos e de residências inclusivas (Serviço de Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva para jovens e adultos com deficiência);
– trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados envolvidos diretamente no atendimento de casos suspeitos e confirmados de Covid-19.

REMESSAS DAS DOSES

As doses da vacina de Oxford/AstraZeneca foram distribuídas aos municípios em única remessa para aplicação imediata, de acordo com as prioridades do PNI. A medida foi tomada pela SES tendo em vista que a aplicação da segunda dose pode ser realizada com intervalo de 90 dias após a primeira.

Nesta segunda-feira (25), o Ministério da Saúde entregou mais 84.800 doses da vacina Coronavac para o estado do Rio. Encaminhadas à CGA, as doses estão passando por avaliação de temperatura e armazenagem para que possam ser distribuídas aos municípios. A previsão é que metade desse lote seja enviado entre os dias 1º e 5 de fevereiro, com a segunda dose da remessa de Coronavac, recebida em 18 de janeiro.

As entregas são programadas de modo que as doses possam ser aplicadas nas mesmas pessoas que receberam a primeira dose, obedecendo ao intervalo de 21 dias.

BALANÇO VACINAÇÃO

Até as 18h deste domingo (24), 86 municípios registraram 92.982 pessoas imunizadas contra a Covid-19 no estado. O balanço foi realizado por meio de busca ativa, a partir da gerência de Imunização da Vigilância Epidemiológica da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, junto às coordenações/gerências de imunização dos 92 municípios do Estado.

Leia também1 Bolsonaro afirma que vai apoiar compra de vacinas por empresas
2 Doria 'se revolta' e nega que governo atuou por insumos
3 Vacinas ajudarão a controlar o coronavírus, e não a erradicá-lo
4 Coronavírus: Atriz de Carrossel diz que não quer ser vacinada
5 Guedes: Vacinação em massa trará retorno seguro ao trabalho

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.