Leia também:
X Financiamento coletivo pode custear Queermuseu no Rio

Governo do Distrito Federal já derrubou mais de 30 igrejas

Maioria dos templos são evangélicos; líderes e políticos acusam intolerância religiosa

Camille Dornelles - 13/11/2017 14h37 | atualizado em 13/11/2017 18h15

Igrejas evangélicas são demolidas no Distrito Federal Foto: Reprodução

Mais de 30 igrejas foram derrubadas por ordem da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), ligada ao governo do DF, nos últimos três anos. De acordo com dados emitidos pelo órgão, 32 templos foram demolidos – em sua maioria, evangélicos, como da Assembleia de Deus e Batista.

O fato de o governo do Distrito Federal (GDF) não emitir nenhum comunicado prévio às derrubadas foi considerado como intolerância por representantes das instituições religiosas. Políticos também reclamaram da atitude da agência.

– É perseguição a quem prega valores; eles odeiam as coisas de Deus – disse o senador Magno Malta (PR-ES) em entrevista ao canal RedeTV, quando também falou que o GDF “não tem palavra”.

De acordo com o advogado da Assembleia de Deus Madureira, Daniel de Castro, o governo fez alguns telefonemas, mas que não houve tempo hábil para a retirada da igreja e que o GDF age como “justiceiro” e “sendo seletivo”.

Segundo o artigo 178 do Código de Edificações do DF, no qual a Agefis se baseia, “a demolição total ou parcial da obra será imposta ao infrator quando se tratar de construção em desacordo com a legislação e não for passível de alteração do projeto”. A lei ainda completa, “o infrator será comunicado a efetuar a demolição no prazo de até trinta dias, exceto quando a construção ocorrer em área pública, na qual cabe ação imediata”.

O GDF declarou, em reunião com líderes religiosos em outubro, que não faria mais derrubadas sem aviso prévio. No entanto, outros casos foram denunciados pelo Distrito Federal.

LEIA TAMBÉM
+ Debate entre líderes religiosos discute tolerância e liberdade
+ Adventistas montam postos de atendimento para romeiros
+ Liberdade religiosa, um direito de todos

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.