Leia também:
X Governo Lula esconde R$ 600 bilhões sob sigilo, diz deputado

Governo de São Paulo testará IA na correção de deveres de alunos

Medida tem por objetivo facilitar o trabalho dos professores

Henrique Gimenes - 20/05/2025 21h24 | atualizado em 21/05/2025 13h30

São Paulo terá correção de exercícios com inteligência artificial Foto: Pexels/Pixabay

Uma iniciativa do governo de São Paulo ajudará os professores do estado ao usar inteligência artificial para corrigir os deveres feitos pelos alunos. Os testes iniciais serão feitos por meio da plataforma TarefaSP com alunos do 8º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (19) pelo secretário de Estado da Educação, Renato Feder. A tecnologia será usada tanto em questões de múltipla escolha, quanto em questões objetivas. A ideia é começar o projeto-piloto com cerca de 5% dos exercícios da plataforma.

– Na redação é sempre revisado. O professor vê o que a inteligência artificial disse sobre a redação do aluno e depois dá a devolutiva. Já na lição de casa, não. Ela vai direto – explicou o secretário.

Feder também disse que o uso dessa tecnologia não deve trazer impacto nas notas dos alunos.

– Com o assistente de correção por IA, conseguimos ampliar o número de questões dissertativas na TarefaSP sem onerar os professores com as correções. A inteligência artificial, ao corrigir as tarefas, melhora o engajamento dos estudantes, aumenta o esforço deles, e prioriza o tempo dos professores na parte mais importante, que é para ensinar e não somente corrigir as tarefas – apontou.

Leia também1 Governo Lula esconde R$ 600 bilhões sob sigilo, diz deputado
2 Parentes de ministros do STF atuam em processo bilionário
3 Padre Fábio após polêmica com gerente: "A um passo de desistir”
4 STF livra dois oficiais do Exército de ação de "golpe"
5 Câmara aprova urgência para PL que barra desconto em benefícios

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.