Leia também:
X CBF defende protocolos e decide manter partidas de futebol

Governo de São Paulo descarta suspender calendário do futebol

Governo paulista pretende monitorar a situação da Covid-19 no estado

Pleno.News - 10/03/2021 15h14 | atualizado em 10/03/2021 15h34

Governador de SP, João Doria Foto: Divulgação

Os jogos do Campeonato Paulista e demais torneios de futebol não vão ser interrompidos em São Paulo por causa da alta dos casos de Covid-19. Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (10) no Palácio dos Bandeirantes, o governo do estado afirmou que vai continuar a monitorar a situação e, de acordo com os resultados, pode adotar medidas mais restritivas, como a suspensão do calendário.

Nos últimos dias, o próprio Ministério Público (MP) de São Paulo recomendou a suspensão de partidas de futebol para ajudar na redução do número de casos. Mas, pelo menos por enquanto, a continuidade do Estadual não será afetada.

– Não tomamos medidas em função de um setor ou outro. Temos de reduzir o contato entre as pessoas. Isso a gente faz ficando em casa. Tivemos um resultado positivo nesses primeiros dias de fase vermelha – disse o coordenador do centro de contingência da covid-19, Paulo Menezes.

O governo garante que, apesar de a opção no momento ser pela continuidade do calendário do futebol, isso não garante que a situação possa mudar.

– Se for necessário [alguma intervenção], o governador vai anunciar isso assim que for conveniente […] Essas recomendações do MP acompanham justamente a discussão de medidas que podem ser necessárias para o além do que já temos hoje para a fase vermelha – afirmou Menezes, que disse respeitar a posição do MP.

Pela manhã, o governador de São Paulo, João Doria, fez uma reunião virtual com representantes do MP, da Federação Paulista de Futebol (FPF) e clubes. Em nota divulgada após o encontro, a FPF contou que, na conversa, defendeu a manutenção das competições e colocou-se à disposição do poder público para prestar novos esclarecimentos sobre o assunto.

A recomendação do MP para suspender o futebol e o fato de outros estados terem tomado a mesma decisão haviam feito o governo paulista a desejar fazer o mesmo. No entanto, a posição da FPF e dos clubes de defender a manutenção do calendário pesou.

Também nesta quarta, a CBF divulgou o resultado de estudos feitos ao longo da temporada 2020 e defendeu que, por ter uma rotina contínua de testes, os jogos de futebol são um ambiente seguro.

*Estadão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.