Leia também:
X Governo quer coletar DNA de presos por crimes violentos

Governador Wilson Witzel institui a Academia Setur-RJ

Conselho vai promover, planejar e apoiar o estudo e a pesquisa do turismo

Ana Luiza Menezes - 05/12/2019 20h07 | atualizado em 05/12/2019 20h08

Governador Wilson Witzel institui a Academia Setur-RJ Foto: Eliane Carvalho

Nesta quinta-feira (5), o governador Wilson Witzel instituiu o Conselho de Instituições de Ensino e Pesquisa – Academia Setur-RJ. O órgão deliberativo tem o objetivo de promover, planejar e apoiar o estudo e a pesquisa do turismo com a finalidade de propor a execução de políticas públicas que estimulem o setor e movimentem a economia fluminense.

O decreto que instituiu o conselho será publicado no Diário Oficial.

– Estamos criando um conselho acadêmico de profissionais do Turismo, iniciativa da Secretaria de Turismo. Estamos unindo a academia às necessidades do estado do Rio de Janeiro. Serão realizadas reuniões periódicas. Sempre defendi a participação das universidades. A pesquisa é fundamental para o desenvolvimento de qualquer área do conhecimento humano – disse o governador.

As declarações de Witzel foram dadas durante uma reunião de assinatura do decreto e posse dos membros do conselho, no Palácio Guanabara.

Formada por 32 membros de instituições de ensino públicas e privadas, a Academia Setur-RJ vai promover ações para qualificar e reciclar atuais e futuros profissionais da área, por meio de cursos, seminários e conferências, entre outras modalidades que priorizem a troca de conhecimento.

– Estamos reunindo a inteligência do Turismo do Rio de Janeiro neste conselho para debatermos propostas, ideias, pesquisas. Reunimos um grupo de pessoas que pensará a frente de seu tempo e que vai cuidar também da qualificação dos profissionais do setor – ressaltou o secretário de Turismo, Otávio Leite.

Representante da Universidade Federal Fluminense (UFF) no conselho, Carlos Alberto Lidizia Soares, considera a iniciativa importante para desenvolver o potencial turístico fluminense.

– Acredito que a partir desta iniciativa possamos alavancar o lugar de destaque do Rio de Janeiro como porta de entrada de visitantes no Brasil e fazer jus ao potencial turístico que nós temos – afirmou.

Membro do órgão deliberativo, Charbel Antônio José Zaib, da Faculdade São José, também ressaltou a importância da iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

– O turismo gera empregos. Esta iniciativa é fundamental. Parabenizo o governador e o secretário de Turismo pela visão estratégica – disse.

Leia também1 Alerj dará Medalha Tiradentes para Gabigol e Jorge Jesus
2 Briga de deputados na Alesp vai parar no Conselho de Ética
3 SP: Doria recua e diz que vai revisar protocolos da PM

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.