Leia também:
X Cabral fica proibido de ocupar cargo público até os 80 anos

Governador do Rio anuncia criação de fundo de segurança

Recursos virão do royalties do pré-sal e usados em equipamentos e projetos sociais

Henrique Gimenes - 24/09/2017 15h57 | atualizado em 25/09/2017 15h23

Pezão anuncia criação de fundo de segurança para o Rio Foto: Agência Brasil/Tânia Rêgo

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, anunciou, neste domingo (24), a criação de um fundo de segurança para a capital do estado. O anúncio foi feito durante coletiva de lançamento do calendário turístico do Rio de Janeiro, chamado de “Rio de Janeiro a Janeiro”. Segundo o governador, parte dos recursos provenientes dos royalties do pré-sal serão utilizados para financiar o fundo. As informações foram dadas pelo jornal O Globo.

Segundo Pezão, os recursos serão realocados do Fundo de Conservação Ambiental. Pela proposta que será enviada para Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), dos 10% dos royalties destinados para a área de meio ambiente, o valor será dividido metade, ficando assim 5% para a área de segurança. O governador afirmou também que irá trabalhar em integração com a Prefeitura da capital.

– Estamos mandando uma emenda constitucional para a Assembleia nesta semana, a qual destina 5% dos royalties do petróleo para a segurança. Dos 10% que vão para o ambiental, vamos tirar 5% e colocar na segurança pública e garantir as integração com a prefeitura nas operações legais para melhorar as policias militar e civil. Ano que vem serão, mantendo a produção como está, e a produção do pré-sal vai crescer, R$ 197 milhões que vamos aportar – afirmou.

O projeto pretende, além de equipar os órgãos de segurança, implantar projetos sociais em comunidades carentes em que já foram instaladas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

Já o programa “Rio de Janeiro a Janeiro” contará com um investimento de R$ 200 milhões. A ideia é aumentar o turismo no estado e na capital, com eventos nas áreas de cultura, esporte, turismo e negócios.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.