Leia também:
X SP: Setor de bares e restaurantes fala em ‘extermínio’

Governador do ES anuncia novas restrições contra Covid-19

Para igrejas e demais templos religiosos, o estado recomenda cultos e missas virtuais

Pleno.News - 16/03/2021 16h17 | atualizado em 16/03/2021 16h59

Governador do ES, Renato Casagrande Foto: Divulgação

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciou nesta terça-feira (16) uma quarentena de 14 dias em todos os municípios do estado, após a taxa de ocupação de leitos de UTI referenciados para pacientes de Covid-19 bater 91% de ocupação, ultrapassando pela primeira vez a marca de 90%. O endurecimento das restrições valerá da próxima quinta-feira (18) até 31 de março.

Em entrevista coletiva, o governador relatou que a rede de saúde capixaba acolheu pacientes de covid-19 transferidos do Amazonas, de Rondônia e de Santa Catarina, onde os sistemas já entraram em colapso. “Salvamos vidas”, afirmou. Ele reconheceu, contudo, que o Espírito Santo também passa, hoje, por fase de aumento do número de mortes, internações e casos confirmados do vírus.

A quarentena decretada por Casagrande suspende todas as atividades de educação presenciais. Restaurantes só poderão funcionar em esquema de delivery, sem permissão para drive-thru ou take-away.

As reuniões sociais ficam proibidas. O acesso a praças, parques, jardins e áreas esportivas públicas será vedado. Para igrejas e demais templos religiosos, o estado faz a recomendação de que cultos e missas sejam transmitidos virtualmente, ainda que o atendimento presencial individual siga autorizado.

Clubes de lazer e academias de ginástica devem permanecer fechados, e hotéis e pousadas só podem receber hóspedes até o limite de 50% de sua capacidade. A partir da próxima sexta-feira (19), jogos de campeonatos nacionais de futebol também ficam proibidos – a apresentação do governo estadual não fez menção ao campeonato capixaba.

– Estamos na pior fase da pandemia, enfrentando um ambiente de guerra – reconheceu Casagrande.

Além do Espírito Santo, os governos de Goiás, Minas Gerais e Amapá anunciaram hoje medidas mais restritivas para frear o avanço da pandemia.

*Estadão

Leia também1 "Lockdown não pode ser política de governo", diz novo ministro
2 Pandemia de Covid: Governo de Pernambuco decreta lockdown
3 Padre de Fortaleza rejeita lockdown: 'Podem me prender'
4 Pacheco critica o "lockdown absoluto" e defende critérios
5 "Querem te obrigar a ficar em casa enquanto vão para Miami", diz deputado do RJ

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.