Leia também:
X Exclusivo: Otoni de Paula quer disputar a Prefeitura do Rio

Governador do Acre sanciona lei que fornece cannabis medicinal

Medicamentos à base de maconha precisam de prescrição médica

Pleno.News - 14/07/2023 18h55 | atualizado em 14/07/2023 20h45

Governador Gladson Cameli Foto: Diego Gurgel/Secom

Nesta quinta-feira (13), o governador do Acre, Gladson Cameli (PP), sancionou uma lei que inclui medicamentos à base de cannabis na lista de remédios oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde.

A Lei nº 4.121, de 11 de julho de 2023, é de autoria do deputado estadual Marcus Cavalcante (PDT), aprovada na Assembleia Legislativa, com o objetivo de oferecer o tratamento para os pacientes que tiverem prescrição médica.

A publicação feita no Diário Oficial do estado fala que serão adotadas as definições e parâmetros da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a distribuição desses medicamentos. Além disso, a Secretaria de Saúde Estadual (Sesacre) vai definir as competências em cada nível de atuação.

Serão oferecidos aos que possuem receituário, remédios à base de canabidiol, incluindo os que estejam em associação com outras substâncias canabinoides, como o tetrahidrocanabinol.

A Anvisa tem uma regulamentação para esses produtos desde 2019, desde então os produtos à base de maconha passaram a ter suas vendas permitidas em farmácias mediante prescrição médica.

O Governo do Acre também promoverá políticas públicas de debate e fornecimento de informação a respeito do uso da medicina canábica por meio de palestras, fóruns, simpósios, cursos de capacitação de gestores e demais atos necessários para o conhecimento geral da população acerca do tema.

Leia também1 Coreia do Norte ameaça Estados Unidos com "dissuasão nuclear"
2 Exclusivo: Otoni de Paula quer disputar a Prefeitura do Rio
3 Juiz manda pagar R$ 1,3 milhão a "Pablo Escobar brasileiro"
4 Tebet: "Ministérios não são de uma mulher ou de um homem"
5 Nomeação de Celso Sabino é publicada no Diário Oficial

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.