Leia também:
X Doria critica fala de Bolsonaro sobre presidente da OAB

Globo se defende sobre ter recebido milhões sem licitação

Grupo rebateu declarações de Marcelo Crivella sobre contratos da Fundação Roberto Marinho

Henrique Gimenes - 29/07/2019 17h24 | atualizado em 29/07/2019 17h27

Grupo Globo rebate declarações de Marcelo Crivella Foto: Reprodução

Após o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, afirmar que a Fundação Roberto Marinho foi beneficiada com contratos de consultoria sem licitação, o Grupo Globo rebateu a declaração. Em nota, a empresa afirmou que o “atual prefeito do Rio, mais uma vez, mente e manipula fatos para esconder as graves denúncias que atingem a sua gestão”, além de ser “no mínimo, irresponsável” ao fazer a associação.

A declaração de Crivella foi dada durante uma entrevista à RecordTV. Na ocasião, explicou que um dos objetivos dos acordos com a fundação era a realização de consultoria em obras de diversos pontos da cidade, incluindo o Museu do Amanhã.

– A fundação recebeu R$ 214 milhões para fazer consultoria, uma delas em obras de arquitetura e de engenharia, que não me consta que tenham notório saber para ficarem livres de um processo de licitação. Isso sim precisa ser investigado – declarou.

Prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Grupo Globo, no entanto, repudiou as declarações do prefeito e disse “que os contratos assinados pela Fundação Roberto Marinho com o município do Rio de Janeiro estão em perfeita conformidade com a legislação aplicável, em especial a Lei 8.666/1993”.

A empresa ainda disse que os contratos passaram por “todos os estágios de aprovação necessários e foram executados dentro dos princípios da transparência, moralidade, legalidade e eficiência” e disponibilizou um site para consulta.

Por fim, o grupo informou que os “ataques inconsequentesde Marcelo Crivella reforçam a necessidade de uma imprensa atenta e vigilante” e que pretende continuar realizando este trabalho “independentemente das retaliações do prefeito”.

Leia a íntegra da nota do Grupo Globo:

O atual prefeito do Rio, mais uma vez, mente e manipula fatos para esconder as graves denúncias que atingem a sua gestão. A tentativa do prefeito de equiparar a Fundação Roberto Marinho ao pacote de verbas que a sua administração na Prefeitura aprova sem licitação, é, no mínimo, irresponsável.

O Grupo Globo repudia com veemência as declarações do prefeito e reafirma que os contratos assinados pela Fundação Roberto Marinho com o município do Rio de Janeiro estão em perfeita conformidade com a legislação aplicável, em especial a Lei 8.666/1993. Passaram por todos os estágios de aprovação necessários e foram executados dentro dos princípios da transparência, moralidade, legalidade e eficiência. Todas as ações da Fundação Roberto Marinho podem ser acompanhadas por qualquer cidadão pelo site http://frm.org.br/acoes/

Vale destacar ainda que a Fundação Roberto Marinho é permanentemente fiscalizada pelo Ministério Público, sendo uma instituição sem fins lucrativos, que há quase meio século dedica sua expertise única no país exclusivamente a projetos de interesse público, inclusive na área museológica. Foi responsável pela criação e implementação de alguns dos museus mais visitados do Brasil, entre eles o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio.

Esses ataques inconsequentes do atual Prefeito do Rio reforçam a necessidade de uma imprensa atenta e vigilante, que leve ao cidadão carioca a real situação de sua cidade, trabalho que o jornalismo do Grupo Globo tem feito e continuará a fazer, independentemente das retaliações do prefeito.

Sorte teria o cidadão carioca se a criatividade e a competência que o prefeito demonstra para inventar denúncias pudessem ser aplicadas à sua gestão.

Leia também1 Neto de Silvio Santos estreia reality gastronômico no SBT
2 Atriz da Globo pede audiência: "Assistam a gente, por favor"
3 Globo negocia novo contrato de trabalho com Bonner

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.