Leia também:
X Aluno dá soco em professor de escola em São Paulo

Gilmar Mendes manda soltar Jacob Barata Filho outra vez

Com a nova revogação, chega a três número de vezes que ministro do STF revoga prisão do empresário de transportes do Rio

Henrique Gimenes - 01/12/2017 19h14

Ministro Gilmar Mendes concede liberdade a empresário de Transportes do Rio, Jacob Barata Filho, pela terceira vez Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, pela terceira vez, que o empresário de transportes do Rio de Janeiro, Jacob Barata Filho, seja solto da prisão. Ele revogou também a prisão do ex-presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio (Fetranspor) Lelis Teixeira.

Gilmar acolheu pedido de habeas corpus feito pela defesa do empresário.

Lélis Teixeira e Jacob Barata Filho estavam presos desde a metade de novembro, no âmbito da operação Cadeia Velha, que também tinha como alvos políticos da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Eles são suspeitos de participação em esquema de corrupção no setor de transportes do Rio.

O empresário de transportes e o ex-presidente da Fetranspor foram presos pela primeira vez em julho durante um desdobramento da operação Lava Jato no Rio de Janeiro. Essa fase da operação investiga a corrupção no setor de transportes.

De acordo com o Ministério Público Federal, tanto o empresário quanto o presidente da Fetranspor participavam de esquema de propinas chefiado pelo ex-governador Sérgio Cabral – atualmente preso e réu em 14 processos.

No dia 17 agosto, o ministro Gilmar Mendes mandou libertar a dupla da prisão, mas eles foram preso após novo pedido de prisão feito pelo juiz juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal. No dia 18, de agosto, Gilmar revogou novamente a prisão de ambos.

LEIA TAMBÉM
+ Ministro do STF nega liberdade a Jorge Picciani
+ Filmagens em exibições do MAM-SP serão proibidas

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.